sábado, 19 de maio de 2012

Reclamar e Agir

Você já conviveu com pessoas que reclamam sistematicamente de tudo? Pode ser que seja um familiar, um colega de trabalho ou quem sabe até você mesmo. Então sabe o quanto é horrível ser ou estar próximo de alguém que apenas reclama, esbraveja, desabafa, grita mas em termos práticos continua a agir da mesma forma que sempre agiu.
Qual o primeiro passo para a mudança? 
Se a pessoa que vive a reclamar for você, comece por fazer um exercício de auto-observação profundo. Perceba se reclama de tudo ou de apenas algumas coisas que considera intoleráveis. Anote quais são as coisas que mais o incomodam, proponho que durante um dia desde o momento que despertar da cama comece a anotar TODAS as coisas que o fazem reclamar. Aumente o tempo e chegue aos 7 dias. Faça uma tabela com situações típicas que lhe ocorrem. Após essa detalhada observação consigo próprio, veja o que despoleta(desperta) as reclamações. É possível que perceba que suas queixas sistemáticas sejam olhadas agora de frente e você inicie o processo de mudança, por você e pelos outros. 
Quando digo por você mesmo, é porque o maior beneficiado quando a gente toma consciência de alguma coisa e muda, faz alguma AÇÃO,  somos nós mesmos e de quebra quem convive connosco acaba por ser influenciado e poderá mudar pelo exemplo(se quiser é claro).
Observe a pessoa que reclama sistematicamente, ela se queixa do clima se está sol, é porque fica quente demais...Se está frio, é porque está muito frio... Se está a chover é porque está muito molhado. Admito não gosto de tempo chuvoso e muito menos de frio. O que significa frio abaixo de 15ºC e calor em torno de 40ºC e começava a reclamar. Não vou ficar floreando, falando bonito aqui no blog e dizer que não reclamo mais. Já reclamei MUITO, MUITO, MUITO(assim imensas vezes) não sou um ser perfeito e com isso fiz sofrer e sofri muito por conta desse comportamento/vício/hábito. Ainda reclamo hoje muito menos do que há uns 6 meses atrás(momento em que caiu a ficha) que eu era uma reclamona de mão cheia.
O que era a fonte da minha reclamação? Perceber que não podia mudar uma situação que eu queria que fosse de um determinado jeito. Do meu jeito, é verdade. Sabe tipo querer controlar o clima? Quem achava que era? Deus? O que isso indica? Uma boa dose de perfeccionismo, orgulho, desconhecimento de si própria e claro querer controlar TODAS as coisas e situações. 
A tomada de consciência que existe alguns vícios mentais (que todos temos bem verdade), cada um ao seu modo, me fez perceber qual era o meu, reclamar. Perceber que apesar de ser uma pessoa agradável, ter consciência dos meus pontos positivos não eram suficientes para viver num muro de lamentações, no papel de vítima inconsciente das circunstâncias. Não que esteja 100% curada, mas hoje quando começo a ver que estou reclamando, paro, olho, observo o comportamento. Sou humana e logo em seguida que vem a reclamação, mudo o foco e começo a AGIR para ver o que pode ser alterado, passo para a busca da SOLUÇÃO e da AÇÃO.
O ciclo da reclamação é um vício tão perigoso como ser viciado em drogas. Parece exagero? Não é. Pode acontecer a melhor situação na sua vida, você pode ter uma pessoa fantástica ao seu lado(lembre-se que ela não é perfeita), o melhor emprego do  mundo(com suas qualidade e defeitos que todos têm), a companhia de amigos queridos(não são perfeitos), o dia pode estar de sol e céu azul sem uma nuvem, ah! mas... Tem sempre um mas... Observe isto.
A pessoa pode fazer o levantamento das suas reclamações, perceber esses pontos mas se não fizer nada para MUDAR, ou seja, não AGIR é como se não tivesse feito nada.
A primeira mudança é interior, ocorre no íntimo. Pensamento e Ação estão coladinhos. Não há como dissociar um do outro.
Então você fez a lição de casa, iniciou seu processo de mudança interior e mental mas tem aquele colega chato ou o familiar (pai, filho, esposa, marido, etc) que não muda. O que há de se fazer? Não podemos modificar os outros, podemos dar um toque, falar olha você percebe que age assim? A pessoa pode até ficar chateada, mas ao menos saberá que está tendo um comportamento que não é o mais adequado. 
No trabalho, num momento de feedback, pode ser apontado. Esse é um item que deve ser abordado para que a pessoa possa operar a mudança.
Se a pessoa tomar consciência de que reclama muito passará a ser mais grato por tudo chuva, sol, calor, frio até as situações que nos acontecem. Vemos a vida com outros olhos com óculos coloridos apesar do que ocorra. Não é uma tarefa fácil pois exigirá auto-observação constante, disciplina dos pensamentos e muita AÇÃO. Não espere mais, comece hoje mesmo a fazer sua mudança interior. Valerá a pena!
Vou lembrar aqui da frase de Gandhi:
  "Seja a mudança que espera ver no mundo" 

2 comentários:

Ana disse...

Mto bom! Tem tudo haver também com resiliência!!!!
Bjoooo

Elis Dias disse...

Obrigada Ana! Tem a ver com resiliência, tolerância, aprendermos a olhar para dentro de nós. Não dá pra levar uma vida só na reclamação sem fazer algo de verdade, em concreto. Se a pessoa já percebe isso é um grande passo para a mudança. Tem que estar atento pois a reclamação é um vício e uma doença. Então toda a atenção para quando começarem os primeiros sinais.