domingo, 20 de maio de 2012

Quem é Você?

Sabe com quem você está falando?
É uma frase que pode vir de pessoas diversas, geralmente com altos cargos na vida pública,na empresa ou porque é filha de alguém "poderoso". Chamamos isso de "carteirada". É como se a pessoa esquecesse quem ela é realmente e assumisse o papel de algo que ela faz ou está(pode ser um cargo numa empresa)temporariamente.
Muitas vezes essas pessoas esbravejam com as outras, humilham, se exaltam e o que na verdade elas estão a fazer é mostrar como se sentem mal consigo próprias. Querem impressionar aos gritos, pela força, pois não conseguem por vias normais.
Não é difícil encontrar essas mesmas pessoas no ambiente de trabalho a fazerem o mesmo. Pode ser aquele chefe tirânico, um colega de trabalho mais agressivo, arrogante ou será que você age assim?
Às vezes esquecemos de quem somos ou ainda não descobrimos, então fica confuso, difícil lidar com o outro, se sequer sabemos lidar com a gente mesmo.
Esse desconhecimento de quem se é de verdade, na essência, faz com que alguém aja dessa forma. O bom de tudo  é saber que se pode mudar, basta se conhecer, se observar e ver onde estão os pontos que precisarão ser reparados, ajustados e modificados. Olhe para si próprio e comece hoje a modificar o que precisa ser mudado no seu comportamento.
Este vídeo do brilhante filósofo e educador  Mário Sérgio Cortella, que tive a oportunidade de conhecer em 2002 no Congresso de Recursos Humanos no Rio de Janeiro e de quem sou fã de carteirinha aborda o tema com brilhantismo.
Afinal é importante aprender a lidar com pessoas assim na vida diária. Temos então a oportunidade de refletirmos sobre o tema e compreender mais sobre nós próprios e melhorar nossa relação connosco e consequentemente com o mundo.

Nenhum comentário: