sexta-feira, 18 de maio de 2012

As 10 Perguntas Mais Comuns Nas Entrevistas de Emprego

O que o entrevistador quer saber do candidato numa entrevista de emprego? 
Atire a primeira pedra quem não trocaria tudo por saber o que realmente passa na cabeça de quem entrevista alguém. Mais uma vez falarei pela minha experiência como Entrevistadora/Consultora de Recursos Humanos e Coach. 
As perguntas numa entrevista de emprego  de modo geral giram em torno de querer conhecer mais aquela pessoa que está na nossa frente. Saber se o que está no currículo condiz com a verdade daquele ser humano e que poderá vir a fazer parte da equipa de trabalho (ou equipe como se diz no Brasil).
É um momento de mútua análise. É muito importante que o entrevistador  não seja subjetivo nas suas percepções e de deixe de lado seus pré-conceitos, pois se vai entrevistar alguém pensando de antemão, que não gostou da pessoa pois parece antipático, esnobe ou o contrário se se deixa impressionar apenas pela aparência, algo como ela/ele se veste bem, é tão simpática, tão bonita(o). Se isso ocorre estou apenas julgando pelas minhas percepções sem dar espaço a verdade. 
A postura do selecionador é sim de análise, mas o candidato também precisa analisar para onde poderá estar indo passar grande parte da sua vida.
Se o candidato vai para a entrevista sem se preparar minimamente com sua apresentação pessoal corre o risco sim de ser mal interpretado. Mas será que ele não seria um bom funcionário por isso? Não duvido, mas há um peso na apresentação pessoal e isso ninguém  pode negar, são aqueles segundos que farão com que quem está a avaliar coloquem numa espécie de check list um ponto negativo para este quesito. É como num desfile ou num concurso há uma pontuação para cada item e não é diferente numa entrevista. O que digo é que não pode ser só isso, bem como não podemos julgar um currículo pelas palavras bonitas que lá estão, que podem nem terem sido escritas pelo candidato que por sua vez pode ter pago a alguém para elaborar o currículo para ele ou apenas foi na internet e pegou um modelo de currículo pronto e como tinha palavras chaves de impacto a pessoa copiou e nem sequer sabe o que significa, mas achou que chamaria a atenção. Há que se ter consistência e coerência com o que se apresenta ser com o que se é de verdade.
Um bom selecionador/entrevistador fará perguntas com consistência que consigam mostrar a personalidade, competências, habilidades e atitudes do candidato, o chamado CHA, tão falado na área de Recursos Humanos. Mas muitos podem se perguntar, em 1 hora de entrevista dá para saber tudo isso?  Não. Seria muita pretensão. Por isso em muitos casos o processo de seleção pode ter várias fases. Há um porém, dependendo do cargo também dá para ter uma visão geral do CHA nessa entrevista de 1 hora e não é preciso se estender mais.
As perguntas mais comuns numa entrevista de emprego são:
1) Fale um pouco sobre quem é você.
2) Por que devemos te contratar?
3) Quais suas maiores qualidades ou pontos fortes?
4) Quais seus maiores defeitos ou pontos fracos?
5) Quais suas perspectivas para os próximos 5 anos?
6) Quais suas maiores conquistas profissionais?
7) Qual o motivo de saída do seus empregos anteriores?
8) Como você lida com pressões e prazos definidos? Fale de alguma experiência que tenha vivenciado isso.
9) O que costuma fazer quando não está trabalhando? Tem algum hobbie?
10) Quais suas reais motivações em querer trabalhar nessa empresa?
Pense bem em cada uma dessas questões e faça um exercício,anote essas perguntas e responda-as intimamente, reflita sobre o que pensa a respeito, o que quer, se faz sentido para você, se já tinha pensado sobre cada uma delas. Analise seu currículo, faça um balanço das suas competências. 
Perceba que essas perguntas nada mais são do que uma avaliação do seu percurso pessoal e profissional. 
Num próximo post vou comentar cada uma dessas perguntas, se quiser me escreva para saber mais informações sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.
Desde já muito sucesso em suas próximas entrevistas!









Nenhum comentário: