quinta-feira, 17 de maio de 2012

Retorno ao Mercado de Trabalho

Os motivos para alguém  ficar afastado do mercado de trabalho podem ser incontáveis, desde uma demissão, a opção por abrir um negócio próprio, o nascimento dos filhos, problemas pessoais das mais diversas ordens tais como um familiar doente ou problemas de saúde da própria pessoa, mudança para o estrangeiro, viagem pelo mundo, tentar uma vaga na vida pública (essa é para os leitores brasileiros que estão a fazer concursos públicos). Motivos não faltam. Isso não configura um problema e não há um tempo específico para ficar fora do mercado de trabalho, apesar do medo que muitos profissionais têm de como explicarão o período que estavam fora, acham que não serão vistos com bons olhos. 
Não é porque alguém esteve afastado das rotinas laborais a ter filhos ou seja lá o motivo que foi esqueceu de suas competências e habilidades e de como é voltar a trabalhar. A vontade de trabalhar falará mais alto a cada um.
O que é importante deixar claro ao profissional é que o mercado de trabalho é bastante exigente  e que o profissional deverá estar atualizado seja em sua formação acadêmica, num idioma, em cursos de atualização que esteja a fazer ou tenha feito e sua experiência profissional anterior, isso contará e muito. 
O profissional que ficou afastado deve ter consciência que pode encontrar dificuldades na sua recolocação, que poderá demorar para conseguir uma vaga a altura do que espera. Será um exercício de autoconhecimento, de muita honestidade consigo próprio em ver onde está, analisar seu percurso profissional  e principalmente ter humildade. Muitas vezes um profissional que era por exemplo Diretor de Recursos Humanos e esteve afastado por alguns anos pode não conseguir uma colocação no mesmo patamar. A pessoa pode colocar o orgulho de lado e aceitar uma vaga de Gerente de Recursos Humanos em vistas a poder ascender na própria empresa. Ela poderá ver a mudança como um retorno ao mercado. Estou a dar o exemplo de um cargo mais estratégico, mas pode acontecer com com qualquer cargo. O que ouvimos muitas vezes é que o profissional mesmo ciente que está defasado perante o mercado quer ocupar uma vaga com salário de topo. Há que se ter bom senso. 
Uma dica preciosa é mantenha sua rede de contactos, a conhecida networking sempre ativa. Não procure as pessoas apenas quando precisar de algo, ative seu capital social. Somos seres interdependentes.

Aproveite enquanto estiver fora do mercado para se atualizar cursos online, presenciais, palestras, congressos, eventos em sua área de atuação. Isto é se manter empregável. 
Lembre-se de marcar um almoço com ex-chefes, com ex-colegas de trabalho, ligue para as pessoas, conte que está desejoso de retornar ao mercado de trabalho, peça indicações. Tenha sempre uma postura profissional, não haja como uma "vítima" de que "precisa" desesperadamente de qualquer coisa. Fale suas reais motivações e peça a colaboração sim da sua rede de contactos, não há vergonha nisso.  
Muito sucesso nesse retorno!

2 comentários:

Francisco Renaldo disse...

Identifico-me com seu trabalho. Coaching, orientação profissional, mercado de trabalho, jovens e sobretudo seres humanos! Aprenderemos muito! Um abraço.

Elis Dias disse...

Gratidão Francisco pelo comentário. Acredito que teremos mesmo muito para aprender e partilhar sobre seres humanos, estamos na mesma sintonia. Forte abraço e vamos nos falar.