quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DEMISSÃO - O ÚLTIMO RECURSO

Organizando alguns materiais aqui em casa, encontrei um texto de Stephen Kanitz de 2001, sobre um tema sempre actual, demissão e decidi partilhar com todos vocês. Aqui em Portugal, é o assunto da vez, por conta da crise.
Eu levanto a seguinte questão, que é partilhada por muitos autores como os portugueses Miguel Pina e Cunha Arménio Rego e outros, no livro Organizações Positivas - Manual de Trabalho e Formação. Será que demitir é o melhor a se fazer? Se for necessário realmente como fazer isso com mais humanismo? Toda empresa tem uma responsabilidade social muito grande com todos seus trabalhadores.
Ser demitido é um dos momentos mais dolorosos na vida de um ser humano, imagine não ser demitido com dignidade... como por exemplo por telegrama, por telefone ou por e-mail. Sim estas são algumas das formas desumanas e indignas de dizer para um trabalhador que ele não será mais necessário na Organização e algumas empresas ainda o fazem, como a Groudforce (empresa controlada pela TAP) fez no Faro(Portugal) despedindo 336 funcionários por e-mail.
Não vou entrar no mérito do que vem acompanhado com a demissão, como o sentimento de incapacidade, de menos valia, tristeza, depressão. Isto daria uma outra postagem e vale abordar o assunto em breve e eu o farei com certeza. Quero apenas lembrar que este é um dos temas mais delicados quando se trata da gestão das pessoas nas organizações. Concordam?
Tenho um exemplo de empresa que se recusou a seguir na onda do que estava a acontecer no momento de "crise". Após o 11 de setembro muitas empresas americanas entraram em colapso e a medida imediata que muitas encontraram foi demitir. A Southwest Airlines(SWA) companhia aérea, se recusou a fazer demissões em massa. Por que? Talvez por que a não visasse apenas o curto prazo.
Com a crise mundial de 2008, muitas empresas no Brasil tiveram como primeira opção a demissão. Desperdício de talentos? Precipitação? Única Opção? São muitas as hipóteses. É um assunto que dá margem para muita reflexão para todos nós profissionais de recursos humanos.
Lembrei do filme "Up in the air" onde a questão demissão é abordada e recomendo para quem não viu. O actor George Clooney interpreta um executivo especializado em demitir pessoas ao redor do mundo. Sua empresa para diminuir custos com suas inúmeras viagens, hotéis, etc, decide contratar uma executiva jovem, que apresenta uma "solução fantástica" para a empresa: demitir as pessoas via web cam pela internet. Claro que a situação não é tão simples, pois estamos lidando com pessoas, seus sentimentos e emoções, anos de dedicação, amor ao trabalho, medos angústias. O filme teve inúmeras críticas pois não é uma história de amor, só que o título em português faz menção a um filme romântico, nada a ver. Como profissional de RH, penso que nos abre espaço para pensar sobre o tema. Recomendo.
Aguardo comentários.

Você Está Demitido!

Stephen Kanitz

Você é diretor de uma indústria de geladeiras. O mercado vai de vento em popa e a diretoria decidiu duplicar o tamanho da fábrica. No meio da construção, os economistas americanos prevêem uma recessão, com grande alarde na imprensa.

A diretoria da empresa, já com um fluxo de caixa apertado, decide, pelo sim, pelo não, economizar 20 milhões de dólares. Sua missão é determinar onde e como realizar esse corte nas despesas.

Esse é o resumo de um dos muitos estudos de caso que tive para resolver no mestrado de administração, que me marcou e merece ser relatado. O professor chamou um colega ao lado para começar a discussão. O primeiro tem sempre a obrigação de trazer à tona as questões mais relevantes, apontar as variáveis

críticas, separar o joio do trigo e apresentar um início de solução.

"Antes de mais nada, mandaria embora 620 funcionários não essenciais, economizando 12 200 000 dólares. Postergaria, por seis meses os gastos com propaganda, porque nossa marca é muito forte. Cancelaria nossos programas de treinamento por um ano, já que estaremos em compasso de espera. Finalmente, cortaria 95% de nossos projetos sociais, afinal nossa sobrevivência vem em primeiro lugar".

É exatamente isso que as empresas brasileiras estão fazendo neste momento, muitas até premiadas por sua "responsabilidade social".

Terminada a exposição, o professor se dirigiu ao meu colega e disse:

-Levante-se e saia da sala.

-Desculpe, professor, eu não entendi - disse John, meio aflito.

-Eu disse para sair desta sala e nunca mais voltar. Eu disse: PARA FORA!

Nunca mais ponha os pés aqui em Harvard.

Ficamos todos boquiabertos e com os cabelos em pé. Nem um suspiro. Meu colega começou a soluçar e, cabisbaixo, se preparou para deixar a sala. O silêncio era sepulcral. Quando estava prestes a sair, o professor fez seu último comentário:

-Agora vocês sabem o que é ser despedido. Ser despedido sem mostrar nenhuma deficiência ou incompetência, mas simplesmente porque um bando de prima-donas em Washington meteu medo em todo mundo.

Nunca mais na vida despeçam funcionários como primeira opção. Despedir gente é sempre a última alternativa.

Aquela aula foi uma lição e tanto.

É fácil despedir 620 funcionários como se fossem simples linhas de uma planilha eletrônica, sem ter de olhar cara a cara para as pessoas demitidas.

É fácil sair nos jornais prevendo o fim da economia ou aumentar as taxas de

juros para 25% quando não é você quem tem de despedir milhares de funcionários nem pagar pelas conseqüências.

Economistas, pelo jeito, nunca chegam a estudar casos como esse nos cursos de política monetária.

Se você decidiu reduzir seus gastos familiares "só para se garantir", também estará despedindo pessoas e gerando uma recessão.

Se todas as empresas e famílias cortarem seus gastos a cada previsão de crise, criaremos crises de fato, com mais desemprego e mais recessão.

A solução para crises é reservas e poupança, poupança previamente acumulada.

O correto é poupar e fazer reservas públicas e privadas, nos anos de vacas

gordas para não ter de despedir pessoas nem reduzir gastos nos anos de vacas

magras, conselho milenar. Poupar e fazer caixa no meio da crise é dar um

tiro no pé.

Demitir funcionários contratados a dedo, talentos do presente e do futuro, é suicídio.

Se todos constituíssem reservas, inclusive o governo, ninguém precisaria ficar apavorado, e manteríamos o padrão de vida, sem cortar despesas.

Se a crise for maior que as reservas, aí não terá jeito, a não ser apertar o cinto, sem esquecer aquela memorável lição: na hora de reduzir custos, os seres humanos vêm em último lugar.

Artigo Publicado na Revista Veja, edição 1726, ano 34, nº45, em 14 de Novembro de 2001.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

GESTÃO COM E PARA PESSOAS



Dando continuidade ao Projecto "ENTREVISTAS", apresento uma pessoa que entende de PESSOAS e acredita na humanização verdadeira da área de RH. Ela irá abrilhantar este espaço falando sobre aGESTÃO COM PESSOAS e mais sobre o ser humano nas organizações.
Paula Alexandrisky é Economista, Especialista em Gestão de Pessoas e Orientação de Carreira, Gestora da Área de Pessoas do Centro Universitário Plínio Leite(UNIPLI) em Niterói- RJ(Brasil), Professora Universitária dos Cursos de Administração de Empresas e Pós Graduação em Gestão Empresarial, Consultora de Recursos Humanos e Palestrante.
Apaixonada pelo seu trabalho e pela vida. Pratica na essência os conceitos: autoconhecimento, reflexão, busca de informações e escolhas. Erra e acerta, mas é uma optimista em relação ao que a vida apresenta.
Como Paula iniciou sua carreira na área dos Recursos Humanos e o que a motivou?
Na verdade descobri a área de RH depois que já estava cursando Economia da UFF(Universidade Federal Fluminense), em Niterói (RJ). Já havia cursado 65% do curso, quando me dei conta de que não era aquela profissão que queria seguir. Pesquisei, entrevistei profissionais do mercado de trabalho e conheci a área de Recursos Humanos, me apaixonei! Decidi terminar o curso de Economia e depois me especializar em Gestão de Pessoas. Foi depois do MBA que fiz na FGV(Fundação Getúlio Vargas)no Rio de Janeiro que comecei a trabalhar com a implementação do Sistema de Qualidade ISO 9001 e depois com Treinamento e Desenvolvimento de Equipas(Formações). Fui convidada para montar a área de RH numa Instituição de Ensino com 9.000 alunos e 900 funcionários, entre docentes e técnicos administrativos. Estou lá há seis anos, hoje também dou aula nos cursos de Administração e na Pós-graduação de Gestão Empresarial. Adoro o que faço! Mas não paro por ai, estou a me especializar em Orientação profissional e Gestão de Carreira.
O que pensa dessa designação: área de "recursos humanos". Acha que com todos os avanços da administração, essa nomenclatura já deveria ter mudado? Será que as pessoas são mesmo recursos? Gostaria que comentasse.
Com certeza já deveria ter sido alterada, mas acredito e pratico uma gestão humanizada, que entende as pessoas e faz com que elas se tornem donas de si. Este é o real objectivo da área. Acredito que deveria chamar Gestão COM e PARA as pessoas, pois as pessoas em definitivo não são um recurso e sim as realizadoras de projectos. Projectos organizacionais, financeiros, de carreira e, principalmente, projecto de vida.
Como Paula vê o papel da área de Recursos Humanos nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nas empresas de modo geral no actual momento, visto que o Brasil cresce exponencialmente, em relação à outros países.
A área de RH deve estar cada vez mais na gestão estratégica das organizações e governos. Esta é a área que tem o objectivo de orientar as lideranças a preservar a cultura, promover mudanças e tornar as pessoas mais felizes. Esta é a forma de todos atingirem excelentes resultados, não só para as empresas, mas para as suas vidas em particular. Quando possibilitamos que as pessoas encontrem seus lugares e compreendam o sentido de suas actividades todos ganham. As empresas ganham, pois atingem sempre melhores resultados, e os indivíduos ganham, pois se desenvolvem continuamente.
Como conciliar as competências individuais e a estratégia da empresa, num mundo onde as respostas têm de ser rápidas onde tudo é urgente neste mundo globalizado?
O indivíduo precisa, através do seu plano de carreira, traçar objectivos e identificar seus verdadeiros valores.A partir daí será possível harmonizar as competências individuais com a competências empresariais. Basta se preparar e escolher aquela organização que tem a ver com suas crenças.
Como a área de Recursos Humanos pode contribuir para que o líder se torne estratégico?
Auxiliando-o a ter segurança em suas próprias competências. Como? Através de programas que o desenvolva profissional e pessoalmente. Com o seu talento fortalecido o líder está pronto para desenvolver e formar equipas de alta performance.
Concorda que o papel do profissional de RH é também o de um educador? Afinal é parte das competências do profissional de RH ser gerador de mudança nas empresas...Pode comentar?
Concordo plenamente. O profissional de RH precisa conhecer o perfil das pessoas que fazem parte da organização para promover um ambiente de desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes. Fazer com que as pessoas exercitem o autoconhecimento e façam suas escolhas de forma saudável e feliz, promover reflexão sobre quem somos e o que queremos da vida, respeitando os interesses de cada um. É um papel fundamental da área de Gestão de Pessoas.
Na sua opinião, o que o Mundo Académico pode fazer para se aproximar do Mundo do Trabalho? Pois sabemos que muitas vezes essas duas áreas ainda não se aproximam.
Sem dúvida este é um grande desafio que temos pela frente. A Academia precisa mudar sua forma de ver o mundo, entender as demandas de crescimento não só do mercado de trabalho, mas também do ser humano individual e pleno. A área académica precisa desenvolver programas que atendam aos vários perfis e talentos existentes. A criação de um Núcleo de Carreira e Empregabilidade na Universidade é um bom caminho para trabalhar quatro grandes pilares:
1. Divulgação dos cursos de Graduação(Licenciaturas em Portugal) e Tecnólogos nas Escolas de ensino médio, através de um processo de orientação profissional, para que o jovem possa adquirir informação e fazer uma escolha de acordo com suas competências e interesses.
2. Promoção de uma reflexão, através da disciplina Orientação e Planeamento de Carreira no 1º período de cada curso,para que os alunos possam planear suas carreiras e refletir sobre o seu futuro profissional desde o início da faculdade.
3. Aumento da empregabilidade do aluno através da orientação ao aluno que vai participar de uma entrevista de
1º emprego ou busca uma promoção no seu trabalho (funciona como um coaching de carreira).
4. Promoção de palestras e mesas redondas com profissionais do mercado para os alunos a partir do 5º período (graduação) e 2º período tecnólogos, incluindo também os alunos de pós-graduação, extensão e mestrado.
Gostar de pessoas é fundamental para se atuar em RH... Que outras fortes características e valores diria que sejam imprescindíveis também?
O profissional de RH precisa ser um ótimo comunicador, saber passar as ideias e principalmente saber ouvir as pessoas; precisa conhecer a cultura e o modelo de gestão da empresa em que atua e conhecer as tendências e mudanças que o mercado de trabalho nos impõe. Mas a característica que acredito ser a principal, é entender que o ser humano é único, que possui interesses e competências únicas e que precisa ser respeitado e estimulado a buscar o seu sonho.
Como vê a "Era da Espiritualidade" no mundo corporativo. É possível ser mais humano nas relações com seus colaboradores, comunidade, clientes, parceiros e como a área de RH pode interferir nesse processo?
Essa é minha filosofia. O ser humano é pleno e busca constantemente sua felicidade, entendê-lo de forma holística nos possibilita respeitar e nos relacionar de maneira humanizada com todos ossteakeholders.
Para finalizar, em sua prática pessoal e profissional o que acha que faz uma pessoa se tornar um ser humano integral?Para conquistarmos a integralidade precisamos em primeiro lugar nos conhecer em profundidade, saber o que nos motiva, o que nos incomoda e o que desejamos em cada etapa de nossa vida. Acredito ser esse o caminho que nos leva através de erros e acertos, a conquistar os nossos sonhos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

HOMENAGEM DIA DO PROFESSOR - 15 de Outubro de 2010


O Dia do Professor na atualidade quase não é comemorado. Infelizmente, isso é um reflexo de que a sociedade de um modo geral ainda não compreendeu qual a importância do professor nas mudanças de um país.
Não deveria ter uma data de maior importância. Afinal sem bons professores, não temos bons profissionais (em nenhuma área)bons policiais, bons médicos,etc. Enfim as grandes prioridades saúde, segurança, educação e economia, ficam amplamente afetadas.
O pouco que consigo acompanhar dos candidatos à Presidência do Brasil, não parecem ter como pauta prioritária a Educação. Péssimo para o país. Todos perdem. Como acham que o país irá mudar, apenas com o petróleo da PETROBRAS? ACORDA BRASIL!!!
A carreira de professor no Brasil, há muito deixou de ser atrativa, em parte pelos baixos salários, além da violência explícita exibida em sala de aula. Em grande parte por alunos que sofrem violência, que vivem numa comunidade violenta e numa sociedade idem.
Só que isto não acontece só no Brasil, em muito escolas públicas da periferia de Paris, é uma constante. Quem assistiu ao filme/documentário "Entre os Muros da Escola" (Entre Les Murs) do francês Laurent Cantet,sabe do que estou falando. Quem não viu, recomendo.
Em muitos países como Suiça, Suécia, Canadá, Noruega, entre outros a profissão de professor ainda é uma carreira valorizada e disputada por talentos. Aqui em Portugal, ser professor ainda é valorizado, não como deveria, mas muito mais que no Brasil.
Temos que ter em mente que muitos professores do Brasil sequer tem acesso à cultura, muitos vêm de uma realidade em que apenas o que "sobrou" foi ser professor.Está na hora da mudança.Sim depende de nós mudar. Não adianta ficar apenas no domínio da reclamação. Ação!
Tenho inúmeras amigas e amigos no Brasil que continuam a acreditar na Educação como diferença para a mudança. Esta é minha homenagem à todos os EDUCADORES.Continuo educadora, mesmo temporariamente distante da sala de aula formal.
Lembro sempre que SOMOS TODOS EDUCADORES!

REFLETINDO SOBRE O ATO DE APRENDER - PAULO FREIRE

Aprender não é acumular certezas.
Nem estar fechado em respostas.
Aprender é incorporar a dúvida.
E estar aberto a múltiplos encontros.
Aprender não é dar por consumado uma busca.
Aprender não é ter aprendido.
Aprender não é nunca um verbo do passado.
Aprender não é um ato findo.
Aprender é um exercício constante de renovação.
Aprender é sentir-se humildemente sabedor de seus limite, mas com a coragem de não recuar diante dos desafios.
Aprender é debruçar-se com curiosidade sobre a realidade.
É reinventá-la com doçura dentro de si.
Aprender é conceder lugar a tudo e a todos.
E recriar o próprio espaço.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser dentro de inevitáveis repetições porque aprender e caminhar com seus pés um caminho já traçado.
É descobrir de repente uma pequena flor inesperada.
Aprender também novos rumos onde parecia morrer a esperança
Aprender é construir e reconstruir pacientemente
Uma obra que não será definitiva porque o humano é transitório.
Aprender não é conquistar nem apoderar-se mas peregrinar.
Aprender é estar sempre caminhando, não é reter, mas comungar
Tem que ser um ato de amor para não ser uma ato vazio.

Ps: Esta linda imagem retirei do blog: blogna.tv

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A LINGUAGEM NÃO-VERBAL E A ENTREVISTA DE EMPREGO


Quero falar sobre um assunto que venho recebendo sempre muitos pedidos de dicas: "Como se portar numa entrevista de emprego".

A entrevista de emprego é aquele momento que temos para mostrar nosso "melhor", "vender nosso peixe".
Depois de ter sido escolhido entre milhares de currículos, você conseguiu finalmente a oportunidade de mostrar seu melhor. Em minha experiência na área de recursos humanos e entrevistando inúmeros candidatos para os mais variados cargos, sei que os candidatos ficam nervosos, não conheço uma pessoa que passe por uma entrevista de emprego e não fique ansiosa. Portanto você é uma pessoa NORMAL. Ufa! Ainda bem.
A questão aqui é, o quanto se fica ansioso e o quanto se deixa transparecer e perder o controlo da situação. Como assim?
Sim alguns candidatos roem as unhas, balançam as pernas, mexem nos cabelos, olham o relógio incansavelmente, atitudes que demonstram ansiedade pura. Dá pra melhorar isso? Com certeza.
O corpo fala como já dizia o saudoso psicólogo e professor Pierre Weil autor do livro de mesmo nome " O Corpo Fala". Então todo mundo se pergunta, o que fazer então?
Penso que cabe ao entrevistador "quebrar o gelo" e deixar o candidato à vontade. Muitas vezes um comentário sobre o tempo, o clima mesmo(se está sol ou a chover), algo bem trivial, já faz com que a pessoa se sinta mais ambientada.
Actualmente muitos candidatos chegam para uma entrevista com gestos pouco naturais, como um aperto de mão que quase quebra seus dedos, digo pois aconteceu comigo. Outro candidato olhava tanto para os meus olhos e pude perceber que não estava sendo natural. Parei a entrevista imediatamente e lhe disse, seja espontâneo. Ele falou , li em revistas de gestão que tinha que olhar nos olhos do entrevistador, apertar sua mão com força para transmitir segurança, não mexer as pernas, etc... Eu o acalmei e disse sim desde que sejam movimentos naturais, nada forçado, por favor.
O que buscamos num profissional? Profissionalismo, não alguém que simule ser alguém que não é.
Há que se trabalhar a insegurança, a timidez e o auto-controlo.
Muitas vezes alguns candidatos fazem anedotas(piadinhas de extremo mau gosto, diga-se) fora de hora, tudo para forçar uma situação de simpatia. Desnecessário e perigoso. Muito cuidado!
Como posso mudar esta situação? Seja natural, seja você mesmo. Nunca vou cansar de dizer isso.
Treine em casa, na frente do espelho, com o marido, com a esposa, com a família, mãe, pai, namorado, estude seu currículo, pense nos seus objetivos, no que busca, por que gostaria de trabalhar naquela empresa? ouça o entrevistador. Veja se a empresa serve para você e não apenas o contrário. Sabemos que num momento de crise as opções são menores, mas crise é oportunidade. SEMPRE!
Ah! Um último item importante que queremos num candidato, é a Inteligência Emocional(IE). É um item cobiçado em qualquer profissional, mas este é um assunto para uma próxima postagem.



terça-feira, 28 de setembro de 2010

POR QUE GRITAR? (Gandhi)

POR QUE GRITAR? (Gandhi)    Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos: 

"Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?"

"Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles. "Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?" Questionou novamente o pensador. "Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar: "Então não é possível falar-lhe em voz baixa?" Outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu: "Vocês sabem por que se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?

O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.

Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?

Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê?

Porque seus corações estão muito perto.

A distância entre elas são pequenas.

Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas." Por fim, o pensador conclui, dizendo: "Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegara um dia em que a distancia será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Agora levem esta idéia para o seu trabalho...

domingo, 12 de setembro de 2010

NÃO ESPERE!


GOSTO MUITO DESTE SÍMBOLO: SMILE
SORRIA SEMPRE!



NÃO ESPERE

Não espere um sorriso para ser gentil.
Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de um amigo.
Não espere o melhor emprego para começar a trabalhar.
Não espere ter muito para compartilhar um pouco.
Não espere a queda para se lembrar do conselho.
Não espere a morte para dizer o quanto ama alguém.
Não espere ter tempo para poder servir.
Nem espere a separação para se reconciliar.
Não espere... Pois você não sabe o tempo que ainda tem.
A vida é uma oportunidade ímpar.

Cada dia é único. Cada manhã é diferente. Cada noite tem sua beleza especial. Por isso, não podemos nos deixar acomodar, desanimar, deixar que a vida nos leve, ao invés de nós conduzirmos a vida.

Por isto tudo, não espere.


Autor desconhecido -
Fonte: www.reflexao.com.br

sábado, 11 de setembro de 2010

DIVULGAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO UNILASALLE- NITERÓI- RJ


É com orgulho que aproveito este espaço para estreitar minha parceria com a renomada Universidade UNILASALLE de Niterói e apresentar a Coordenadora dos Cursos Extensão e da Empresa Junior desta mesma faculdade.





Juliana Benício é graduada em:

Engenharia de Produção (UFF), possui Mestrado em Economia (UFF) e doutoranda em Engenharia de Produção (UFF), especializada em Organização Industrial. Coordena a extensão e a Empresa Junior da Faculdade La Salle-RJ.



A extensão La Salle-RJ tem como principal objetivo oferecer ao aluno uma capacitação extra curricular capaz de enriquecer a formação do indivíduo como profissional e cidadão. Os cursos de extensão La Salle prezam pela qualidade de seu corpo docente e pela valorização do ser humano.

Segue breve descrição dos cursos de extensão oferecidos pela La Salle RJ. Para maiores informações e inscrições acesse:
www.lasallerj.org/extensao

* Básico em Licitações e Contratos - O curso em questão destina-se a apresentar os aspectos e nuanças que envolvem as práticas do ambiente público, pois, ao contrário das empresas particulares que dispõem de ampla liberdade para contratar (obras, serviços, compras, alienações...).

*Aprendendo .NET e Windows Formas -
As empresas atualmente possuem uma grande necessidade de praticidade. No mercado tecnológico existem várias tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de sistemas neste aspecto e uma das mais requisitadas

*Modelagem Feminina em tecido plano - Possibilitar o aluno a interpretar as formas e volumes do corpo humano através da estrutura da modelagem apresentada em 6 módulos:Blusas, Saias, Calças, Golas, Mangas e Acabamentos.

*Preparação de Monografias - O curso vai preparar o aluno de graduação a elaborar o seu projeto de pesquisa e a sua monografia de final de curso utilizando o processo metodológico mais adequado, aplicando as normas da ABNT.

* Produção de Petróleo e Gás Natural Offshore - O desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural, bem como o processamento destes fluidos para fornecer os derivados e as fontes de energia necessárias para suportar o crescimento da economia, é objeto de estudos e análises de uma equipe multidisciplinar, cabendo ao profissional da Engenharia de Processamento a concepção e o projeto das alternativas para as plantas de processo ou unidades de processamento.

*Gestão empreendedora de Negócios de Pequeno Porte - Proporcionar aos participantes as condições básicas necessárias para o desenvolvimento da atividade empreendedora por meio do estudo das atitudes, comportamentos e da gestão competente e sustentável da atividade.

*Como Falar em público e Perder a Timidez - Este curso permite desenvolver habilidades para falar em público, permitindo em curto espaço de tempo minimizar a inibição e ampliar suas possibilidades de verbalização em público nos mais variados contextos.

*Administração de Marketing - O Marketing é uma ciência que permite ao profissional identificar necessidades e desejos e propor soluções. Através da Administração de Marketing é possível analisar, diagnosticar, propor e realizar ações que levarão o profissional a conseguir seus melhores resultados na captação e fidelização de clientes.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SUPERE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO - ENTREVISTA COM FLÁVIA MELLO



Abro espaço no blog, para uma secção chamada ENTREVISTAS.
Inaugurando o espaço, convidei uma especialista no assunto "Falar em Público".

Jornalista e Professora Flávia Mello, é Licenciada em Comunicação Social e Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense(UFF) Pós graduada em Marketing e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, actuando há mais de 10 anos em Rádio, TV, Jornal, Assessoria de Imprensa e Comunicação, além de ministrar cursos de Oratória e de Como Falar em Público, Produção de Eventos e palestras em todo o Brasil. Tem trabalhos realizados em Empresas de Navegação e na PETROBRAS, como professora actua no ensino superior e em cursos de extensão no SENAC-RJ,Centro Universitário Plínio Leite, Universidade Estácio de Sá e UNILASALLE.

1- É fácil vencer o medo de falar em público ou existem casos que "não tem jeito"?

Aprender a falar em público é como aprender a andar de bicicleta, dirigir, cozinhar é preciso apenas querer! Tudo se torna fácil quando você acredita nisso. A sua mente pode facilitar ou dificultar o processo de aprendizagem. Muitos alunos me procuram e falam durante muito tempo perfeitamente, contam histórias (com uma narrativa brilhante), sorriem, estendem o papo para os que estão em volta e ainda sim se dizem tímidos porque ouviram isso a vida inteira e o pior acreditaram!

2- De que forma uma pessoa extremamente tímida pode perder o medo de falar em público? Como isto é possível?

Claro que é possível! Em meus cursos trabalho muito a descontração, a alegria, a integração entre os alunos. Isso facilita e muito o processo de aprendizagem, pois já foi comprovado que quanto mais sem tensão e feliz o ser humano estiver, mais ele apreende as informações passadas. Alegria, treinamento e estudo são o meu lema. O maior exemplo disso é quando estamos em uma bela praia, com um sombra agradável, uma água de coco, amigos ao lado e lemos um tema como " A importância ingestão da água para o ser humano". Lemos a matéria e a comentamos naturalmente para todos os presentes. Nesse momento, cada um faz um comentário e depois fechamos o assunto tranquilamente. Coloca esse mesmo assunto em uma reunião de trabalho ou sala de aula, onde o líder causa uma pressão estressante em cima de você dizendo: - O senhor terá que apresentar o assunto" A importância da água para o ser humano" para toda a sua equipe de trabalho, em meia hora, e além disso o senhor terá que abrir em sua palestra espaço para perguntas. COMO VOCÊ SE SENTIRIA? O simples se tornou difícil pela pressão. No meu curso, você aprenderá a se ver livre dessa pressão e a realizar o seu ofício com tranquilidade e firmeza.

3- Qual a importância no mundo atual de uma pessoa saber falar em público, independente da carreira que ela siga?

Independente da carreira , falar em público é muito importante! A comunicação faz parte do nosso cotidiano. Se nós observarmos, falamos em público quase que diariamente. Todas a vezes que falamos existem uma, duas, três pessoas ou mais pessoas nos observando. Sem perceber já estamos falando em público.Quando aprendemos a falar em público, mudamos a nossa postura corporal e mental. Passamos a nos conhecer e a conhecer o outro muito melhor. Falar em público ou para o público é um exercício maravilhoso, pois dessa forma saímos de um pequeno mundo para um mundo muito maior e mais rico de conhecimentos. Nesse processo, você passa a descobrir que o SER HUMANO é a maior riqueza existente no planeta. Falar em público também significa OUVIR O PÚBLICO e é aí que está a grande riqueza e prazer desse aprendizado.

4- Por que a maioria das pessoas sentem medo de expor suas ideias em público? Muitas vezes ouvimos das pessoas:” eu até sei sobre o assunto mas na hora "h" senti um branco e não saiu nada”. O que é possível fazer para que isto não ocorra?

Como eu já havia dito na segunda resposta temos que aprender a relaxar para que a nossa mente produza de forma eficaz. Depois treinar, treinar, treinar... fazer a apresentação em frente ao espelho, filmar, apresentar para sua família, amigos, bonecos... todo o treinamento é válido. Conheça o assunto profundamente e mãos-a-obra. Lembre-se: Humanos são passíveis de erro. VOCÊ É HUMANO E FALARÁ PARA HUMANOS!

Aprender a sorrir de si mesmo é muito gostoso. Deixar o orgulho de lado e praticar a Oratória. Errou, sorria! Relaxe e continue!

5- Para ser um bom comunicador a pessoa precisa ser um bom ouvinte?

Com certeza! Além disso, deve também estudar muito sobre liderança e comportamento humano. Um bom líder deve agir em prol do bem comum.

6- Existe algo em comum entre o Marketing Pessoal e o medo de falar em público?

Existe sim. Como você poderá comunicar ao público ou ao mercado de trabalho os seus talentos se você NÃO FALAR?

7- Em sua prática pessoal e profissional como vê que a auto-confiança, a inteligência emocional, o auto-domínio e uma atitude mental positiva influem para que a pessoa consiga ter uma boa comunicação.

Como eu já havia dito, a auto confiança, o equilíbrio da inteligência emocional que leva ao auto-domínio e a atitude mental positiva são peças fundamentais para o desenvolvimento da ótima comunicação.

Em meus 10 anos de trabalho, já treinei milhares de pessoas e nesse processo pude observar que no desenvolvimento da Oratória a paixão por si mesmo e pelo outro fazem parte do grande segredo do desenvolvimento da "Arte de falar em público".

Convido você Elis Dias, quando sair de Portugal e voltar ao Brasil, para nos visitar e nos prestigiar com sua honrada presença e ao seu público especial deixo o meu convite: Venham fazer o curso " Como falar em público e perder a Timidez", no Brasil, na universidade UNILASALLE, Niterói-RJ. A estrutura da universidade é maravilhosa! Lá vocês terão auditório, microfone, sala de aula com computadores com telas de LCD e telão para o palestrante.

Inscrições pelo site: http://www.lasallerj.org/extensao_in.php?curso=126

O curso vai de 09 a 30 de setembro.

Espero por todos vocês lá!