terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Felicidade Aprende-se?

Ainda a falar sobre o tema Felicidade, que é daqueles que merecem muitos e muitos posts. Como estou ainda sob o efeito das temáticas debatidas no Congresso vou trazer um pouco mais das reflexões lá discutidas e pensadas por tantos autores.
Felicidade se aprende? O que vocês acham queridos amigos e leitores? 
Digo a vocês que SIM. A felicidade pode ser aprendida. O que é preciso diferenciar é felicidade de curto prazo ou prazer com a felicidade de longa duração que é o significado que damos à nossa vida.
Podemos aprender a sermos otimistas. Como? Centrando-se nos pontos mais positivos da sua vida, melhorando seu bem estar. Mostrando a pessoa que existem sim muitas coisas positivas em sua vida.
Bem como a tristeza,o pessimismo são contagiosos, a felicidade, a alegria, os sentimentos positivos também. Você já trabalhou ou trabalha com alguém otimista? Como era ou é a relação com esta pessoa? Você sente-se energizado(a), vitalizado(a) quando está com 
ela(e)? Consegue se aperceber de que tipo de atitudes, pensamentos este tipo de pessoa tem? 
Veja se consegue se aperceber que este tipo de pessoa se foca nas coisas mais positivas da vida. Não ela não nega sua realidade que pode muitas vezes não ser nada fácil.Pode ser que a pessoa tenha problemas pessoais graves, um familiar doente, filho com problemas, e toda ordem de questões que todos os seres humanos têm, mas que muitas vezes julgamos que uma pessoa que exala alegria e felicidade não tem problema algum. A pessoa apenas não se foca  só nos problemas, vai mesmo em busca de soluções para busca encontrar as pequenas felicidades diárias. 
Benefícios da felicidade aprendida para qualquer pessoa:
-Vivem mais anos e com melhor qualidade de vida
-Tornam-se mais populares
-São mais flexíveis(resilientes)
-Têm um sistema imunitário mais forte(adoecem menos)
-Desenvolvem a autoconfiança e tornam-se pessoas dignas da confiança dos outros
-Aprendem a ajudar mais as outras pessoas( tornando-se menos egoístas)
-A felicidade leva ao sucesso
-E muito mais...
Podemos concluir com isso, que vale a pena trabalharmos para aprendermos a sermos mais felizes. Perceba apenas que terá que mudar hábitos que estão entranhados há muito, mas que só VOCÊ poderá mudar e como qualquer mudança, precisará de conscientizar-se e de um esforço pessoal, para ser feliz. 
Valerá a pena! 
Contem aqui no blog como está o seu processo de aprendizado para ser mais feliz!
Fico a aguardar!

6 comentários:

Unknown disse...

Querida Elis, que grande desafio que hoje nos coloca!Na minha modesta opinião a felicidade aprende-se, mas, como todo o processo de mudança, requer um esforço nesse sentido e a consciência que somos nós o agente da(s) mudanca(s) que queremos operar em nós mesmos. Chegar a esse estado de consciência que é a felicidade é um prcesso complexo, que faz parte da nossa caminhada.Ainda estou no caminho e, a avaliar pelos benefícios que cita no texto,ainda tenho um longo caminho a percorrer...

Ana disse...

Fe li ci da de !!!!
Muitas definições existem para explicar essa palavra.
No meu ponto de vista felicidade é quando o coração sorrir.
Queremos a felicidade plena porque ser feliz nos dá um bem estar enorme dentro de nós, digo, nos dá vida e assim há maior desejo de ser feliz , feliz, feliz e feliz....A vontade de viver bem é a prioridade.
Mas aí....eu me pergunto: Qual o mal que há na tristeza?
Se eu ficar triste, triste, triste, triste e triste..... Não haverá vontade de viver e o coração , digo, nossa alma irá morrer. E depois de morto não há mais nada o que fazer.
No meu ponto de vista, isso é o motivo para buscar a felicidade.
Porque recebemos um “presente “ espetacular que é a nossa vida. Fazer o que ama é a prioridade.
Um forte abraço,
Ana

Graça Pereira disse...

Passo para te desejar um Feliz Natal e um 2013 em GRANDE!
Beijo
Graça

Elis Dias disse...

Querida Carolina, OBRIGADA mais uma vez por participar aqui no blog. Pois é concordo contigo, felicidade aprende-se e TODOS podemos aprender a sermos mais felizes, mas como disseste tem que ter mudanças que só podem ser realizadas por nós próprios. Tenha a certeza estamos no caminho, cada dia um passo e isto é o mais importante. Que possamos continuar nossa caminhada!

Elis Dias disse...

Ana, OBRIGADA por estar aqui como uma leitora atenta e adortei sua definição de que "Felicidade é quando o coração começa a sorrir". Adorei sua reflexão sobre felicidade e tristeza. Tenho um amigo querido que diz que quando um pensamento negativo chega, a gente deve deixá-lo ir embora, não devemos agasalhá-lo ou seja alimentá-lo, não é negar, é apenas perceber que sentimos aquilo, mas não somos aquele pensamento de tristeza. Pois é verdade se a tristeza tomar lugar em nossa vida, vamos definhando, morrendo aos pouquinhos. E você definiu bem a vida é um presente então vamos aproveitar para viver de forma mais plena possível. Um abraço carinhoso.

Elis Dias disse...

Querida Graça, OBRIGADA! Desejo um Feliz Natal e um 2013 cheio de paz, saúde e muita luz. Beijos e abraços!