quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Jogue Fora Seu Lixo Interior

Era difícil encontrar remédio para aquela mulher.
O médico já examinara o suficiente, mas, a todo remédio que indicava, recebia respostas como estas: "Este já tomei, não fez efeito. Este outro me faz perder o sono, este me dá tonturas, este me deixa nervosa: por que não fabricam remédios melhores?"
-A senhora reclama de várias doenças, dizia o médico, mas seu caso não é de remédio. Pare de se ver como doente e se curará.
Ela soltou um olhar de revolta e, descrente de si, bateu em retirada, atrás de outro médico.
Quem joga lixo para dentro de si, acaba sufocado no mau cheiro.
O texto foi retirado do livro Otimismo todo dia - Lourival Lopes
Você já conviveu com alguém assim como essa mulher? Já se perguntou se você próprio age dessa forma na sua vida? Já trabalhou ou trabalha com alguém que tem esse tipo de atitude? Onde tudo o que alguém fala ou sugere sempre é visto com descrença, com negativismo?Sabe pessoas que sentem um certo prazer, mesmo que inconsciente de envenenar, de falar mal, de dizer que nada dá certo, pois com ela não deu, que tudo o que fez não funcionou...
Podemos dizer que uma pessoa assim esta sã? É óbvio que não, mas a pessoa não se apercebe disso e acha que o mundo é que está errado, injusto. Na história apresentada acima a mulher sai "revoltada e descrente" pois não consegue ver que é ela própria que causa todos os sintomas que sente. Admitir que se é próprio causador de males em nós próprios é admitir nossos erros e vamos lá é muito difícil ter essa postura autocrítica. Isso é todo um processo de conscientização, leva tempo. Não existe uma mudança mágica, vai dar trabalho pois mudar, requer olharmos para nossas mazelas interiores, admitir nossos erros, deixar o orgulho de lado, buscar ajuda profissional se for o caso, mas principalmente admitir que vê que precisa mudar e não ficar a arrumar desculpas "esfarrapadas" para justificar suas ações negativas.
Todos temos padrões mentais, alguns já tomaram conta de nós e não nos apercebemos, viraram parte de nossa personalidade. A pessoa pode até ter tido um feedback do mundo, familiares, amigos, pessoas que convivem com ela, de que tal comportamento ou atitude não é positiva, não faz bem, mas a pessoa vê aquilo como um absurdo, uma ofensa, ainda não admite a possibilidade de mudar, não enxerga em si tal "problema, defeito" e fica com ódio de quem falou. Quando a pessoa conseguir enxergar que precisa mudar, será o primeiro passo, a mudança efetiva. Mas esta mudança só ocorrerá mesmo se a pessoa quiser. E tem gente que passa uma vida, assim se desculpando  por ter agido de uma forma pouco saudável consigo próprio e com o outro. Sabe que tem um comportamento pernicioso, mas usa a desculpa para se justificar... Pode ser que uma hora essa desculpa não sirva mais, as pessoas cansam, se for no trabalho pode ser que seu comportamento explosivo, mau disposto, tóxico te leve a uma demissão. 
 Se você já consegue ver que quer e precisa mudar, tome alguma resolução, não espere mais, não fique justificando porque fez ou não fez. Chega de desculpas, jogue fora seu lixo interior. Acredite depende APENAS de você a mudança.



Um comentário:

Nanda Botelho disse...

Parece que temos ideias parecidas sobre a vida.

Concordo que um caminho muito bom para mudanças é reconhecer nossa responsabilidade com o que acontece em nossa vida.

Sou Nanda Botelho do blog Múltiplas Realidades.

Bjs!