terça-feira, 28 de agosto de 2012

Homenagem ao Dia do Voluntário

28 de Agosto é o Dia do Voluntário( no Brasil) pois sabemos que o Dia Internacional do Voluntário é 05 de Dezembro. Mas como este blog atinge leitores de lá e de cá, falo desta data com imensa satisfação e alegria.
As Nações Unidas definem "Voluntário todos aqueles que sendo jovem ou adulto, que por interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedicam parte de seu tempo, sem nenhuma remuneração, a diversas atividades de bem estar social ou a outros campos de ajuda ao próximo".
É crescente o número de voluntários no Brasil e no mundo. Vemos cá em Portugal com o aumento da crise econômica, aumentar o número de voluntários em projectos sociais, vinculados ou não a grupos religiosos. 
Quando ajudamos o próximo nos sentimos úteis, com uma satisfação que muitas vezes o trabalho remunerado não proporciona. Ouvia uma amiga aqui a dizer que estava no hospital a visitar um familiar doente e viu a quantidade de doentes sozinhos, ela me confessou que nunca tinha tinha despertado para o voluntariado quando por conta deste facto refletiu e hoje está a ser voluntária num grande complexo hospitalar no Porto. Diz que os melhores momentos da sua vida transcorrem no voluntariado. 
Começar a trabalhar como voluntário exige boa vontade, alegria, envolvimento. Seja nos países mais pobres, nas nações mais ricas, há a necessidade do trabalho voluntário. Muitas organizações sem fins lucrativos as chamadas ONGs são fundadas em países desenvolvidos para auxiliarem em projectos para África, América Latina entre outras nações mais necessitadas. 
O bem está dentro de nós, basta que nos coloquemos a disposição. Lembro-me sempre da frase "Quando o trabalhador está pronto, o trabalho aparece".
Não espere mais pelo momento ideal na sua vida para fazer voluntariado, a necessidade é urgente. Ofereça o seu melhor, aquela sua mais valia, seus conhecimentos, sua vontade de aprender. Algumas vezes algumas pessoas dizem que não fazem voluntariado porque gostariam de participar numa missão grandiosa, algo como Médicos sem fronteiras, entre outros, mas se esquecem que o voluntariado pode estar ao seu alcance em situações como um Lar de Idosos, Orfanatos, Infantários, Hospitais, levar alimentos e o principal conversar com sem abrigos, ler para pessoas com deficiência visual, entre tantas outras atividades. Portanto é mesmo o querer, o AGIR que nos fará dar sentido à nossa vida, como queremos auxiliar, se está em busca de algo muito grandioso, cuidado, talvez queira mais alimentar seu ego. 
Vamos trabalhar pelo bem sem olhar a quem!

Nenhum comentário: