domingo, 26 de agosto de 2012

A História dos Três Barcos

Algumas pessoas me enviaram e-mail a falar de como sentiam que o post "Ainda sobre reclamar" disseram-me,  "foi  feito para mim... " eu não sabia que estava doente..."
Então para arrematar vou deixar a História do Barco contada pelo psicoterapeuta e psiquiatra Paulo Gaudêncio e versa sobre RECLAMAÇÃO o tema ainda continuará "a dar pano para a manga".  Acho óptimo pois é prova que estamos a reflectir e a buscar uma mudança de atitude efectiva.
Os Três Barcos
Três amigos alugaram três barcos para navegar sobre um rio. De repente, viram que as águas corriam cada vez mais depressa em direcção a uma imensa cachoeira. O primeiro se levantou enfurecido e começou a praguejar contra quem tinha alugado os barcos por não ter avisado sobre o perigo. O segundo, vendo a inevitabilidade do desastre, deprimiu-se e começou a se queixar da vida, do seu azar, da sua incapacidade e fraqueza para mudar a situação. O terceiro tomou uma iniciativa e remou o mais rápido que conseguiu para a margem. Foi o único que se salvou.
"Todos tinham razão é facto,  mas só um interferiu em seu destino. Arregaçar as mangas e ajudar a mudar o que parece inevitável pode dar muito trabalho, requer esforço e ser momentaneamente desagradável. Mas é a única solução possível se quisermos transformar o que vem pela frente".*
*Texto de Liane Alves da Revista Vida Simples 
O que podemos perceber é que TODOS temos as respostas dentro de nós, precisamos acionar essas respostas e recursos. Toda as vezes que reclamar de algo ou de alguma situação que não o agrada, não se maltrate, não reclame. Tome alguma ação efectiva rumo a mudança.

Nenhum comentário: