quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dica de Livro: Venda Seu Peixe

Você tem dificuldade em vender seu produto ou serviço? Tem vergonha ou medo de se expor? Pensa que podem vê-lo como um pretensioso, arrogante? Acha que outros clientes surgirão apenas por um bom trabalho que você venha a fazer? Tem dificuldade em estabelecer  contato com alguém que poderia lhe indicar uma oportunidade de emprego, por achar que estará a ser muito invasivo?
Se alguma dessas questões estão ou estiveram na sua cabeça, você não é o único a pensar assim.
Muitas vezes temos a crença de que fazer propaganda de seu trabalho é algo negativo, que se alguém tem que descobrir que você é bom, é porque outras pessoa indicarão que você fez e foi ótimo. Não descarto essa possibilidade que é verdadeira. Só que se ninguém sabe o que você faz, não o conhecem, como poderão fazê-lo? Saber "vender seu peixe" ou melhor seus serviços profissionais é competência fundamental para ter sucesso. A pessoa não precisa se tornar um arrogante-egóico só que é de extrema importância que outras pessoas saibam o que ela faz. 
Algumas pessoas usarão o Facebook  para capitalizar novos contatos profissionais e novos trabalhos. Sou réu confessa, estou a aprender a aceitar que a rede de  Mark Zuckerberg pode ser positiva neste sentido, tudo depende do fim que damos à ela. Ainda ontem conversava com uma amiga que dizia isto, que o que sinto é uma "crença". Sim eu sei.Para quebrar uma crença lá estou a  fazer a divulgação do meu trabalho também. É mais um canal de "propaganda", novos contatos, que surgem, novas oportunidades, não dá para negar isto.
Quando o livro Venda Seu Peixe, de José Augusto Minarelli foi lançado há mais de 10 anos, época em que li, fiquei impressionada com a forma do autor abordar a questão da venda e aí não podemos pensar em venda apenas daquela pessoa que vai a um estabelecimento comercial adquirir um bem, mas sim da venda de seus serviços, caso você tenha algo a oferecer e nós sempre temos. 
Lembre-se existe venda quando se está em busca de um emprego. No momento que a pessoa está fazendo uma entrevista ele está vendendo ao selecionador suas qualidades e aptidões.
O livro tem uma linguagem simples, direta e com certeza auxiliará para que tenha uma nova visão de como fazer o seu melhor e ser reconhecido por isso.
Recomendo!

Nenhum comentário: