terça-feira, 22 de maio de 2012

Como Manter Sua Empregabilidade em Alta

Já ouviu falar no termo empregabilidade? É uma palavra recente cunhada na última década para designar a capacidade de um profissional em se ajustar as necessidades e exigências do mercado de trabalho. A ideia é que a pessoa se torne empregável em qualquer momento de sua vida, pois que sabemos que raros são hoje os que estarão numa mesma empresa durante toda a sua vida profissional.
O que fazer então? 
A pessoa pode estar desempregada e se manter empregável desde que se preocupe em desenvolver suas habilidades e não espere que ninguém vá cuidar da sua vida profissional senão ela mesma. Somos mesmo responsáveis por nosso percurso.
A auto-observação ou auto-análise é mais uma vez o grande antídoto para nos conhecermos. Então comece já a olhar para dentro de si e responder com honestidade:

  • O QUE VOCÊ QUER? 
  • QUAIS SEUS OBJETIVOS?
  • QUAL O SEU MAIOR SONHO?
Estas perguntas abrirão um portal para que se busque ferramentas necessárias para se chegar onde se almeja. Mesmo que não possam ser concretizados no exato momento, lhe darão clareza e um direcionamento para você chegar onde quer.
Outras questões importantes para se interrogar sobre sua empregabilidade, tens estudado sobre algum tema de seu interesse? Tem aproveitado que não está a trabalhar para ler e se atualizar? Pare de arrumar desculpas se não tem feito isso. Hoje com o advento da internet e a facilidade de conseguir livros online (os já conhecidos  e-books gratuitos) que facilitam a vida de quem quer se manter atualizado e não custam nada mesmo, é muito boa essa facilidade. Caso prefira ler o livro em papel, que tal se associar na biblioteca próxima da sua casa? É um novo mundo que se descortina, ler no ambiente de uma biblioteca ou se preferir levar ara casa por até 15 dias ou mais. 
Outra dica é pedir a ajuda de um amigo que lhe indique ou empreste livros interessantes que venham a ajudá-lo com sua empregabilidade. 
Não perca seu precioso tempo por horas a fio nas redes sociais ou a ver TV. Desconecte-se e vá cuidar da sua vida.
Faça cursos de atualização em sua área de atuação ou faça novos cursos em uma área por exemplo que gostaria de trabalhar. Mais uma vez o fator dinheiro terá um peso, só que mais uma vez a internet vem contribuir para que as desculpas virem pó, pois existem centenas de cursos online a borla(como dizemos cá em Portugal) o famoso curso grátis, ou com custo reduzido e com excelente qualidade. Não são apenas os cursos em escolas de renome que contarão para  sua vida profissional. 
Participe de encontros de associações de classe, workshops, palestras, mini cursos onde terá a oportunidade de conversar com outras pessoas que poderão ajudá-lo com alguma dica importante. Saia da toca, não fique isolado, esse é o momento de reativar sua rede de contatos que já falei em um post anterior. 
Pesquise blogs que abordem temas de seu interesse, se inspire e crie o seu blog, conte sua experiência para o mundo.
Não se transforme numa vítima, naquele ser que a vida foi injusta, ingrata e que todas as coisas negativas lhe aconteceram e agora resta apenas a compaixão do mundo por sua terrível situação. Observe-se com coragem e reaja se anda se comportando assim. Mude de atitude. Busque ajuda de um Coach ou de Psicólogo, caso veja que está a agir assim.
JAMAIS se acomode numa situação, por exemplo, a pessoa trabalha numa mesma empresa há muitos anos e considera que nunca será despedida e por isso não tem  que estudar ou se atualizar, afinal tem a confiança dos diretores, ou no caso de trabalhar numa empresa familiar dos donos. Ledo engano tudo pode mudar e mais rápido do que se imagina. Não caia nesse encanto.
Muitas vezes quando alguém está desempregado ou a muito tempo fora do mercado de trabalho considera que seu mundo acabou, que não há nada mais a ser feito. Claro que não é verdade, mas bastará um primeiro passo e esse só poderá ser dado pela própria pessoa, não há ninguém que poderá fazê-lo em seu lugar.
Se prepare, estude não porque o "mercado de trabalho" necessita de pessoas atualizadas, faça porque quer estar atualizado, porque faz parte do seu ser querer crescer, evoluir, se melhorar.
Existe uma frase de um navegador brasileiro que gosto imenso chamado Amyr Klink que é:
"Pior que não terminar uma viagem é não partir".
Parta para sua viagem pessoal e muito sucesso!
Partilhe connosco sua experiência.

Nenhum comentário: