quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aqui e Agora

Venho refletindo há algum tempo sobre o que é estar no momento presente. Visto que estamos ora pensando no nosso ontem, como foi o passado, o que nos ocorreu há dez anos atrás ou mais. Muitas vezes lamentando o que ocorreu ou deixou de ocorrer ou estamos pensando no futuro, o que virá, como será, o que faremos, em plena ansiedade. Raras vezes estamos no momento presente. Observem-se e vejam se sentem o mesmo.
Se vamos fazer algo, habituamo-nos de forma errada, a fazer duas a três coisas ao mesmo tempo. Claro que é impossível e não se faz nada bem feito. Estamos no computador a responder um e-mail, e muitas vezes, falando com alguém no telefone. Sinceramente, isso não é estar nem em um lugar, nem em outro. 
Estava num concerto e vi algumas pessoas ao meu lado enviando sms ou a telefonarem para outras pessoas, em plena apresentação dos músicos. Fazemos isso constantemente e não percebemos em outras áreas da nossa vida e ainda dizemos, mas estou prestando atenção no que que você diz. Não é verdade.
Chegou o momento de estarmos inteiros naquilo que estamos fazendo no momento, seja comer, conversar, responder um e-mail, ouvir, prestar atenção. Com toda a certeza nos sentiremos inteiros, a mente desacelerada e acalma.
Deixo a excelente reflexão do Yehuda e vejamos quantas vezes agimos de igual forma e tomemos consciência para podermos mudar.

Estar Presente
"Fazer com que as pessoas sintam que estamos ao lado delas e que podem contar conosco, significa estarmos totalmente presentes: física, mental, espiritual e também emocionalmente.
Às vezes fingimos que estamos ao lado da pessoa, mas nossa mente pode estar pensando em outras coisas que precisamos fazer.
Pessoalmente, isso é um grande desafio para mim. Posso estar mandando mensagens de texto para cinco pessoas enquanto escrevo um e-mail e tento, ao mesmo tempo, assistir a um filme com minha mulher, que me diz: "Você não pode estar realmente presente fazendo todas essas coisas ao mesmo tempo." Por mais que eu diga a ela que eu consigo e que isso é possível, a verdade é que eu sei que não é.
Se quisermos realmente compartilhar, não podemos estar absorvidos com outras coisas".
Yehuda Berg





Nenhum comentário: