sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Vida é Diferente Todos os Dias

Você já observou que a vida, bem como os dias são diferentes? Nosso estado de humor, nossa forma de estar na vida oscila constantemente. Um dia estamos mais bem dispostos, outros menos. O que é importante perceber é que se estamos conscientes desse estado, atuamos nele e não ficamos passivos a reclamar. 
Acredito que muitos de nós tem preferência por certas estações do ano. Particularmente amo a Primavera. Nunca fui fã de invernos rigorosos ou dos dias e semanas chuvosos, nem mesmo dos dias de  verão escaldantes no Rio de Janeiro. Só que estou num processo interno de aprender(que fique bem claro) a apreciar as 4 estações do ano. Como ainda estou nos primeiros passos desse aprendizado, ontem me peguei reclamando que estava "mofando", por causa da chuvarada aqui.
O que está em questão nesse meu post de hoje não é o facto de estar a chover, ou não, é como sou afetada por algo externo, nesse caso a natureza, que faz a vida ser diferente. 
Conversava com uma amiga que está de férias no Rio de Janeiro, que me dizia que estava desanimada pois estava a chover muito por lá, estragando suas férias( então não tem a ver com estar aqui, podia estar lá e estar reclamando na mesma). Então ficou a pergunta, muda o tempo e nós mudamos? Será que deixamos nos levar pelo externo o tempo todo? Parece que muitas vezes, sim. Será que adoramos nos queixar de tudo, mas não vemos que nos queixamos sem parar? Conseguimos observar em nós quando vem a reclamação? Ninguém está proibido de reclamar, que fique bem claro, eu o faço e sei que ainda o farei, a grande questão é observar quando o reclamar fica patológico. Tenho mesmo que ficar atenta a isso. Esse tipo de situação de reclamação se repete em tudo o quanto é canto do mundo, pare e observe,  você encontra com alguém na rua e a conversa fica mais ou menos assim:
-Olá tudo bem? 
-Como pode estar bem, com essa chuva? Que pode ser substituída por como posso estar bem: com esse calor, com essa neve, com esse frio, etc... e por aí vai.
Então se não podemos controlar a natureza como é óbvio, só podemos ter controle sobre nós próprios, nossos pensamentos e atitudes, perante qualquer situação 
Se fico reclamando e falando o tempo todo, que a situação tá ruim, tá horrível, tá chato, tá sei lá mais o que(que falamos) não muda nada. Reclamar pura e simplesmente sem que algo seja feito(AÇÃO), são apenas palavras jogadas no ar. 
Aproveitar os momentos de muita chuva pra introspecção, pode ser um bom começo para iniciar a mudança que estamos sempre a adiar ou se você já o faz, que tal ouvir música que você goste, cantar, tocar um instrumento, fazer artesanato, ler um livro, resgatar aquele hobby esquecido, escrever uma carta pra quem você ama, rezar, meditar, ligar pra alguém que você não fala a muito tempo, brincar com seus filhos, namorar, cozinhar, ver um filme, e mais uma lista enorme...ou simplesmente parar, isso mesmo, decidir que vai parar, por meia hora ou uma e ficar consigo próprio em silêncio. É possível que perceba com isso que a vida é mesmo diferente todos os dias e depende só de nós ter ou não um Bom Dia. 
Tenha um ÓTIMO DIA!

Nenhum comentário: