sábado, 5 de janeiro de 2013

A Psicologia Positiva e a Felicidade

Imagem retirada de http://youcanalso.wordpress.com/tag/psicologia-positiva/
A influência das emoções negativas tais como angústia, raiva, medo, ansiedade, tristeza têm um peso fortíssimo na vida de uma pessoa, não duvidemos. Só que "esquecemos" da influência das emoções positivas tais como, satisfação, alegria, plenitude, bom humor, gentileza, alegria, generosidade e gratidão. Por muito tempo a Psicologia e a Psiquiatria estudaram incansavelmente o lado negativo das emoções e pouco se sabia sobre o que as emoções positivas causavam ao indivíduo. Isto mudou quando um grupo de psicólogos, psiquiatras, neurocientistas entre outros pesquisadores do mundo científico, decidiram se debruçar sobre o estudo das emoções positivas e sua influência na vida diária das pessoas. Nascia assim a Psicologia Positiva, que tem Martin Seligman, psicólogo americano autor de diversos livros sobre o tema Felicidade como um dos seus precursores.  Os livros de Seligman são:
Felicidade Autêntica, O Que Pode Mudar, A Vida Que Floresce e Aprenda Otimismo.
É possível aprender a ser feliz? Sim. Não tenhamos dúvidas.
Como? Através da mudança de atitude perante sua vida. Pois nos tornamos pessoas mais produtivas, equilibradas e satisfeitas, em resumo mais felizes. É um trabalho consigo próprio, de se abrir, de se permitir de deixar florescer o seu melhor. Experimente, você pode ser feliz sim.
Não há fórmulas mágicas para se conquistar uma felicidade autêntica. O que é facto, pessoas mais felizes se preocupam mais com o outro, saem do seu mundo narcisista, de estar em contato apenas com "os seus sentimentos". 
Lembremos que felicidade é uma conquista diária e que somos responsáveis por encontramos essa felicidade que não deve ser condicionada,k por exemplo só sou feliz se tiver a casa xpto , emprego abc, uma esposa/marido/filhos idealizados . Pois é possível ser feliz tendo ou não tais elementos, dependerá de você fazer essa escolha.
A vida de quem se considera feliz nem de longe é um "mar de rosas", a pessoa aprende a lidar com as adversidades que a vida lhe impõe e supera essas situações com resiliência.
Convido vocês a assistirem o vídeo abaixo de Martin Seligman no TED,  para que possam conhecer um pouco mais sobre a Psicologia Positiva e os elementos da felicidade.

4 comentários:

Mafalda S. disse...

Muito interessante mesmo, Elis.

Beijinho

Adriana disse...

Querida Elis!
Quanta felicidade em fazer o meu primeiro comentário no seu excelente blog. Ressalte-se ser o "primeiro" porque somente agora nos linkamos, mas li os seus textos e os achei de grande utilidade. Em pleno séulo XXI desaprendemos o básico. Mais do que qualquer exercício, o que nos dará longevidade com qualidade é o que se dá na mente. E a felicidade urge ser exercitada, assim como o silêncio da alma.
Textos eximiamente desenvolvidos, de utilidade geral e que me fez rever algumas atitudes equivocadas.
Portanto, muito obrigada pela sua amizade e a doação do seu tempo em prol de um mundo melhor, com pessoas mais felizes.
Beijos,
Adriana Andollini.

Elis Dias disse...

Pois, Mafalda é mesmo. Serve para pensarmos e praticarmos. Beijinhos.

Elis Dias disse...

Querida Adriana!
Nossa eu é que me sinto honrada em receber um comentário, peço desculpas por só estar a responder hoje. Confesso que não tinha visto. Agradeço de coração e felicito-a com muita alegria. Seja bem vinda neste espaço de troca e partilha. Convido-a vir aqui muitas vezes partilhar seus pensamentos sempre tão cheios de alegria e reflexão. Um beijo do tamanho do mundo.