domingo, 21 de outubro de 2012

Experiências vs Aprendizagens

Imagem do google
Você sente culpa, arrependimento por "erros" cometidos ao longo da sua vida? Duvido que exista alguém no mundo que não tenha lá dentro do seu íntimo algo pelo qual se arrepende de ter ou não ter feito, por ter agido mal numa situação, por ter magoado alguém, por ter sido ingrato, enfim, por não ter se responsabilizado pelos seus atos. Não gosto da palavra "erro" ou "culpa", prefiro RESPONSABILIDADE. No processo de coaching aprendemos que não existem "erros" e sim experiências. Experiências estas que nos trazem aprendizados e crescimento. 
Com estas experiências podemos crescer, aprender algo, transcender o que não tínhamos aprendido. "Podemos". Sim que fique bem claro, pois podemos ter nossas experiências negativas ou positivas e continuarmos repetindo as mesmas eternamente sem que se aprenda nada com elas. 
O "erro" ou a experiência é algo inevitável nessa vida. Portanto aprender com estas experiências para mudar é que nos fará diferente.
Muitos ficam presos na ação feita lá num passado, não conseguem seguir em frente. O primeiro passo para a mudança é reconhecer a falha, não escamotear, não se enganar, não culpar o mundo, não procurar justificativas do gênero " fiz isso porque minha família me obrigou", "meu marido não permitia", "meus amigos me influenciaram". Em resumo nunca foi a pessoa em si, foram os outros que a impeliram a fazer. Mentira. Pode ser que tenha até uma certa influência isso tudo, mas a decisão final sempre é a da pessoa, não tem jeito. Tudo isso são ótimas justificativas que encontramos para nos isentarmos de NOSSAS RESPONSABILIDADES. 
É muito doloroso admitir no agora que não se tomou uma decisão numa dada altura da vida por medo, insegurança,  ou seja lá por qual motivo e sua vida seguiu um outro rumo. Então o que a pessoa faz? Culpa os outros, o mundo, mas não se assume como RESPONSÁVEL e PROTAGONISTA da sua vida. 
No momento que fizer isso verá que como a sábia  frase de Chico Xavier:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo , qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".
Preste atenção na sua vida, nas suas experiências, transforme TODAS em aprendizados para poder fazer um novo fim. RESPONSABILIZE-SE, assuma o controle da sua vida e seja mais feliz. 
Se considerar que não consegue sair desse processo sozinho, procure ajuda especializada, um processo de coaching irá ajudá-lo a enxergar que você é o responsável por tudo o que te acontece. 
Estás pronto para assumir isso na sua vida ou vai continuar a culpar o mundo por tudo?



Nenhum comentário: