sábado, 22 de setembro de 2012

Quem Tem Medo de Mudança Não Cresce!

Imagem retirada do Facebook da Agência de Comunicação Sustentável SM Comunicação
Hoje vou falar de um tema que é transversal ao desenvolvimento pessoal e profissional, MUDANÇA. Talvez porque hoje exatamente faz três anos que me mudei para Portugal. Eu já tinha me mudado anteriormente em 1998 de São Paulo, para Niterói. Não foi uma decisão fácil, simples, indolor. Nunca é. Deixava naquele período com 25 anos, tudo o que me era comum, pais, amigos,  trabalho, enfim tudo o que me era conhecido e cômodo e com o agravante de ouvir, que eu  era louca, para tomar cuidado com a violência(como se não existisse em São Paulo...), cuidado por não conhecer quase ninguém, que os salários eram muito mais baixos que em São Paulo(é verdade).Mas eu não ouvi essas vozes, até ouvi, mas não cedi. Lembro-me dos meus pais me levarem no ônibus (autocarro) na Rodoviária do Tietê(Estação de Camionagem) e eu com minha mudança que era composta por caixas e mais caixas de livros, objetos pessoais e uma mala. Eu comecei a chorar, minha mãe idem, meu pai me consolou dizendo que eu não me preocupasse com nada, qualquer coisa era só eu falar. Na época sequer eu tinha celular, não era tão vulgar assim adquirir um, podemos dizer que ainda era um objecto de luxo, menos de um ano depois deixou de ser. Foram 6 horas de viagem, são apenas 450 km de distância entre São Paulo e Niterói. Eu fui. Não foi nada fácil essa mudança, quantas vezes pensei será que estou no caminho certo? O que fiz? Claro que estava, não me arrependo de nada. Se não tivesse tido a coragem para essa mudança, não teria tido a coragem maior de mudar de país. Sim sair do Brasil para Portugal, também não foi fácil e hoje vejo a caminhada, relembro a chegada, num momento de crise económica, com desemprego em alta, com tanta gente a se mudar de Portugal, com tantos portugueses a imigrarem para o Brasil, mas nós fomos. A dor do período de transição, a ausência do que é conhecido, o medo do novo, o comportamento muitas vezes imaturo por não saber lidar com as situações que se apresentam e que não se tem nada para se basear. Passados 3 anos é que vejo como cresci, amadureci, se calhar, esse amadurecimento tenha vindo apenas nos últimos tempos, no momento da aceitação da realidade do momento presente, da certeza que somos responsáveis por tudo o que fazemos. Não minto em dizer que para mim tudo foi fácil, que me desprendi facilmente do Brasil, para mim foi muito difícil, chorei muito, sofri, enfim, coisas típicas da mudança (para a grande maioria, talvez se fosse hoje fosse diferente com o que sei...)encarar uma nova vida, tudo novo, longe do que me era comum, mas se tivesse optado por não fazer essa mudança por medo, não teria crescido. Simples assim. Enxergar isso custou um bocadinho, exigiu de mim uma grande mudança interior, perceber que tinha um porquê (ou vários) em estar aqui. Como acredito que nada é por acaso, é assim porque necessitava que o fosse. Que bom que aceitei o desafio!
GRATIDÃO é o que sinto por tudo!
Como diz a bela imagem desse post, quem tem medo de mudança não cresce, seja na vida pessoal ou profissional.


Nenhum comentário: