quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pessoas Positivas

Imagem recebida por e-mail não tenho a fonte a autora me parece que é Giseli Silva, não tenho o link, se alguém souber diga-me
Muitas pessoas perguntam quando estou a fazer um recrutamento para preencher uma vaga o que levo em linha de conta para decidir por este candidato ou aquele outro, pois dizem que nós dos Recursos Humanos, usamos critérios absurdos,  que o tal "perfil" da vaga é uma incógnita, que muitos se utilizam de dinâmicas de grupo que não fazem sentido algum para quem as faz e muitas vezes até quem as aplica. É verdade quantos recrutadores não sabem porque estão a usar esta ou aquela técnica de selecção apenas fazem, seguem apenas um manual, um livro ou porque está na moda. Há de tudo, é verdade.
O facto é que não posso falar pelo restante dos colegas de profissão, falarei por minha experiência. Algo que sempre chamou minha atenção para além do currículo que pode estar muito bem estruturado, com uma experiência fantástica, que pode não condizer com a realidade é a atitude do candidato, sua essência, o que passa naquele momento. O candidato pode estar nervoso, tenso, e é normal que assim esteja,  mas se retirarmos esse aspecto o que fica? 
Uma entrevista de selecção deve proporcionar ao entrevistador e ao candidato um momento de conhecimento, de abertura, de falar sobre seu percurso e se soubermos perceber muitas vezes em perguntas bem elaboradoras, o selecionador captará se a pessoa tem uma característica que ao meu ver é fator primordial num ambiente de trabalho saudável: atitude positiva. 
Sim conseguir identificar num processo de selecção pessoas com esta característica é uma grande mais valia, por que? Porque não existe nada pior do que se ter numa equipa de trabalho alguém que contamine as outras pessoas com o veneno da discórdia, da maledicência, da inveja e desculpe lá, a pessoa pode ter se formado em Harvard e não possuir uma atitude positiva. 
As pessoas positivas numa equipa de trabalho contaminam as outras, bem como as pessoas negativas o fazem. Então quando alguém me pergunta que critérios levo em consideração para definir o tal "perfil" da vaga, o primordial é a atitude positiva. Isto não significa que a pessoa precisa só ter atitude positiva, óbvio que não, mas que isso irá contar muito, não tenha dúvida. 
As pessoas positivas mesmo em situações extremas conseguem levantar-se, dar a volta no inesperado, elas não se entregam as adversidades que ocorrem no nosso dia a dia pessoal e profissional. Não pensem que elas não sofrem, não choram, sim, mas não ficam apenas nisso. Elas AGEM e são fundamentais para a melhoria do clima da organização, digo até que são pilares de sustentação. Olhemos para nós e reflitamos se somos pessoas com atitudes positivas. Observe se isso pode não estar a ser o impeditivo que falta para conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho.
Se ainda não somos pessoas de atitudes positivas,  busquemos cultivar e desenvolver este elemento fundamental para conquistarmos uma vida profissional e pessoal mais satisfatória.

Nenhum comentário: