sábado, 29 de setembro de 2012

A Arte da Mudança

Imagem do google
Alguma vez já tentou mudar um hábito ou um comportamento?
Pode ser algo simples como alterar o lado que usa o relógio de pulso ou mudanças mais complexas como um hábito, comportamento ou pensamento pernicioso ou negativo que vê que te prejudica. Por que isso ocorre? Porque agimos no "piloto automático". A maior parte dos nossos hábitos e comportamentos são regidos por esse mecanismo. Não refletimos, apenas repetimos algo sem saber nem sequer porque o fazemos.
Quando saímos do modo piloto automático? Quando assumimos a direção, a responsabilidade por nossa vida. Só que isso irá exigir de nós um "esforço extra" pois será necessário observar o que se está a fazer, o como se está a agir e principalmente como se está a pensar. Muitas vezes podemos ter aquele arranque inicial, onde parece que estamos dispostos, mas aí vem aquele desânimo, uma sensação de que não valerá a pena tamanho esforço extra e lá está novamente a pessoa volta aos seus velhos hábitos, pensamentos e comportamentos prejudiciais. 
Por que não mudamos então, já que sabemos que algo nos faz mal? 
Porque irá exigir que nos mantenhamos vigilantes e muito atentos connosco. Aprendemos estes hábitos e comportamentos ao longo de muito tempo e eles nos trazem conforto e alguma tranquilidade(mesmo sendo ruins). Em suma, temos algum ganho. Nos sentimos seguros em repetir algo conhecido. Imagine ter que enfrentar o desconhecido, o novo, o que irei ganhar ou perder? Muitas pessoas dizem que são viciadas em café, tabaco, álcool, correr, comer em excesso, sexo, pensamentos negativos, procrastinação, etc e alegam não ter como viver sem isso, porque isso aplaca sua ansiedade.  Estes mesmos maus hábitos ou comportamentos negativos  trazem uma compensação imediata e é verdade, só que trazem prejuízos muito maiores, pois tornam-se um cárcere. Claro que a mente não pensa nisso e quer apenas os ganhos imediatos, o agora, o hoje. Razão e emoção estão em total descompasso. 
Por isso não basta apenas dizer a partir de hoje vou mudar, porque vira as tais promessas de final de ano, que se faz no dia 31 de dezembro, de por exemplo "segunda-feira começo uma dieta", "vou ao médico fazer um check-up", "inicio um curso que sempre sonhei", entre tantas outras promessas que fazemos mas que não passam de palavras soltas jogadas no ar e que não chegam, como dizemos no Brasil ao Carnaval, que costuma ser em fevereiro. Se for uma dieta, temos aquela desculpa pronta, "é só por hoje", se for acordar mais cedo, estamos cansados, se é mudar um pensamento diz-se quando vi lá estava no fundo do poço triste, e temos sempre uma justificativa pronta na ponta da língua, ótima para dizer porque não mudamos e assim seguimos em nossa vida dia após dia, ano após ano sem que se consiga mudar de verdade. 
Não estou a preconizar com isso que mudar seja uma tarefa fácil. Não mesmo. Porque por mais que saibamos que algo seja prejudicial, nossa razão sabe, mas e a emoção? Quando se vê a coisa descambou e se perdeu. Portanto uma mudança só é mesmo possível se envolver razão e emoção. Pois senão pensa-se uma coisa e faz-se outra. Nossa direção automática é ir em direção ao prazer, ao imediato e cômodo e sair correndo do esforço. 
O novo nos fará sair da nossa "zona de conforto" e o medo que teremos que enfrentar? É um período de transição onde não temos mais o comum, o conhecido, a segurança, será preciso aliar razão e emoção se quiser mudar verdadeiramente. 
Muitas vezes não levamos isso a sério e aí fica mesmo difícil mudar. A motivação precisa vir de algo que realmente inspire a pessoa, se ela não enxerga o que quer mudar, não terá nada externo à ela que a faça mudar. Podem outras pessoas dizerem que ela precisa mudar, que isto a prejudica, mas ela não vê isso como um problema, ou até vê mas não ainda não se dispôs a mudança, não adianta, ela não mudará. É preciso enxergar a necessidade da mudança para de facto ela ocorrer. Sem isso a mudança fica mesmo na fala, às vezes nem isso. É preciso estar convencido que se quer mudar e trabalhar para isso.
O que de facto está a te levar a mudar? O que te motiva a mudar? Queres mudar por si próprio ou alguém está a te dizer que precisa mudar?

Não espere mais comece hoje a sua MUDANÇA interior para ser mais feliz.
Tomar consciência e estar no controle da sua vontade é o fator mais importante para a Arte da Mudança. 


Nenhum comentário: