segunda-feira, 2 de julho de 2012

Você Já Foi Demitido?

Nos tempos actuais a palavra DEMISSÃO virou um palavrão, que dá medo em toda a gente. Não que seja fácil passar pelo processo. Muitas pessoas sentem vergonha, se sentem derrotadas, acham que a culpa é delas por ter acontecido tal situação, o que nem sempre é verdade. Digo isto a pensar nas pessoas que trabalham ou trabalharam em empresas que passaram por algum processo de mudança, como ter sido comprada por outra ou pela empresa ter falido ou qualquer situação em que o profissional não teria controle perante o ocorrido. 
Ser demitido gera um misto de sentimentos entre eles derrota, medo, tristeza, incerteza, sensação de incapacidade e até vergonha pelo acontecido. É um momento doloroso que ninguém duvide, mas não é o fim do mundo. O que é perder o emprego? Perder o emprego, não é perder a vida. Sempre existem alternativas, nem sempre se quer enfrentar as alternativas, as mudanças, isto é um facto. Será necessário rever a própria vida, despesas, gastos, alterações no padrão de vida, mas dizer que não há nenhuma solução, isto não é verdade. Muitas vezes a pessoa demitida considera que foi injustiçada, que aquilo não deveria ter ocorrido pois se dedicou por anos a fio à empresa. O que pode ser verdade, mas não impede da empresa demiti-la. Vai ser necessário que se ponha de lado o papel de vítima, o que não é fácil para muitos encare a situação frontalmente. Não estou a dizer que é fácil, que não haverá momentos de baixa, mas é possível. Não há fórmula mágica, mas é muito importante ver as coisas como elas realmente são, sem drama. Fica mais fácil operar, encontrar soluções se não se focar no problema.
Quantas vezes ao ser demitida a pessoa pode enxergar a oportunidade de iniciar um negócio próprio, algo que sonhava há anos e não tinha como viabilizar economicamente, ou mudar de área de actuação, encarar uma nova profissão, voltar a estudar,enfim mudar de vida mesmo. Foi preciso que algo  aparentemente negativo ocorresse para que a mudança fosse operada. Sabemos que nem sempre é assim, mas o mais importante é conseguir enxergar a situação como uma oportunidade para mudar, para sair da situação muitas vezes que se está a trabalhar. Pode se estar desmotivado há anos, mas a pessoa não vê, não faz nada, apenas reclama pois o que importa é ter a garantia de que terá "o salário"  no dia X mesmo que se leve uma vida infeliz. Mesmo que se tenha vontade de enfrentar novos desafios, mas não tenha coragem. Então a demissão foi o mal que veio para o bem.
Muitas vezes para se mudar há que se ter um choque, uma ruptura.
Sua vida não acabou, você não é o seu emprego. Pense sobre isto.



Nenhum comentário: