quarta-feira, 18 de julho de 2012

Escutar e Silenciar


Imagem do Google
Você costuma se escutar? E escutar os outros? Tem o hábito de falar muito ou é mais de ouvir?
Num mundo onde estamos sempre a ser estimulados a falar, a sermos extrovertidos, muitas vezes nos perdemos falando sem parar numa "verborragia"  sem fim. Desde criança somos estimulados a falar, falar e falar. Escutar? Quase nunca. Silenciar? Não um silêncio forçado, mas o silêncio da mente, que se aquieta, que silencia, se educa.
Custei a perceber isso, pois desde sempre fui estimulada a falar, afinal tenho também o traço de personalidade ser extrovertida, falta de percepção que aquietar, escutar e silenciar é o nosso estado natural. É quando estamos no aqui e agora concentrados no que o ouro diz, ouvimos sem julgamento, sem nossos preconceitos, sem ter que dizer algo.
É uma das competências fundamentais do Coach, a chamada Escuta Activa ou Escuta Estruturada.
Percebo hoje uma diferença brutal entre o barulho que existe e que convivi ao longo da minha vida no Brasil, talvez por ter vivido nas duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro(não justifica, mas ajuda a perceber que o estímulo é muito maior), lembro-me de algumas vezes estar com amigos em restaurantes no Rio de Janeiro e que estávamos quase a gritar por tanto barulho e não tinha música no recinto, mas todos achavam "normal". O estranho é que a gente se "acostuma" com o barulho e não percebe se não tiver muito atento. Como é óbvio tive um estranhamento ao chegar em Portugal, que é sensivelmente mais silencioso, senti falta do barulho... Como pode? Isso mesmo. Pode ser que o inverno mais rigoroso, a densidade populacional infinitamente menor, enfim, podemos ter n explicações para que o país seja dotado de mais SILÊNCIO e QUIETUDE. Sim o barulho exterior afecta o interior e vice-versa, é um facto, mas é preciso aprender a aquietar esse barulho interno, a nossa mente.
Vivemos num mundo de estímulos, de barulho, lembro-me de conversar com uma amiga há muitos anos que dizia detestar trabalhar em escritórios amplos onde todos estavam "juntos" e ela quando precisava falar algo com o marido ao telefone ficava constrangida e tinha que sussurrar ao telemóvel ou saía da sala, visto que a privacidade era zero. É muito mais complicado se concentrar com barulho, seja no trabalho, em casa ou seja lá onde for. 
Mas o melhor de tudo é saber que apesar de todo o barulho do mundo, podemos desenvolver esta habilidade, o silêncio, que pode se traduzir na quietude, na percepção de que não é necessário ter sempre algo a dizer ou ter sempre a última palavra. 
Fui confrontada com essa questão muitas vezes por algumas pessoas próximas que tiveram a coragem de me apontar, mas demorei a perceber o que estavam a tentar me mostrar pois  ainda não via isso. Creio que muitas pessoas não percebiam, por também estarem no mesmo barulho interno. Podemos nos justificar com é parte da minha personalidade,  é importante no meu trabalho, afinal uso a fala, silêncio parecia antipatia, o que nem de longe é verdade. Não importa o que era, o importante é perceber que algo não ia bem e que teve que ter uma mudança drástica e mudar exige de nós muita vontade.
Deixo algumas questões para reflexão:
O silêncio te incomoda? 
O que você sente ao estar em silêncio? 
Como se sente em estar ao lado de pessoas quietas?
Já esteve em sítios (lugares) silenciosos o que aconteceu com sua mente?
Percebe se tem sempre que dizer algo? Tem sempre que emitir uma opinião por todo e qualquer assunto?
O silêncio é uma prece, uma oração, uma meditação, encontramos nosso ser maior. É só prestar atenção, pois nos fará estar no agora, no momento presente, nos religando à algo Maior, à Fonte. Ajuda à todos seja na sua vida pessoal ou profissional. Numa entrevista de emprego ou numa dinâmica de grupo não é aquele que fala mais que é o mais bem sucedido. Portanto cuidado para não ser inconveniente falando sem parar. Voltarei a escrever sobre escutar e silenciar  aqui no blog, é um tema que não se esgota.
O tema Escutar e Silenciar foi muito bem apresentado no TED por Julian Treasure, um especialista em sonoplastia, que fez uma apresentação brilhante e que diz que contra o barulho do mundo, devemos dar o nosso SILÊNCIO.
Deixo o vídeo  para que possamos ouvir com nosso silêncio interior.

Nenhum comentário: