terça-feira, 24 de julho de 2012

Amor à Educação

                                            Imagem retirada de Exame Abril Alexandre Lopes e seus "aluninhos" (Foto: Reprodução/Macys’s)
Sempre que leio notícias desse gênero sinto uma alegria no coração sem tamanho. Por isso partilho, para que possamos perceber a grandeza de alguns seres humanos, quando imbuídos de bons propósitos. 
Deixo o vídeo com imagens dele com seus "aluninhos". Emoção e alegria! Parabéns Alexandre Lopes! 
A notícia foi retirada na íntegra do site: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/brasil-no-mundo/2012/07/20/melhor-professor-dos-estados-unidos-um-brasileiro/
Educação um tema sempre complexo quando se fala do Brasil. Seja pela falta de, como também pela falta de políticas efetivas para o desenvolvimento do país. Durante anos o país sofre pela desqualificação que nossos professores recebem, seja pelo Estado, como também pela falta de formação efetiva dos mesmos. Isso tudo se confirma com os indicadores da base escolar brasileira, por exemplo a última Prova Brasil, 54% dos alunos literalmente não sabem matemática, e aí no futuro percebemos a falta de engenheiros e profissionais de exatas para o desenvolvimento de nossa indústria tecnológica, alem de outras áreas como o petróleo (uma referência é a falta de engenheiros para o Pré Sal na Petrobras). Outro ponto importante, o Brasil é o país que pior remunera professores conforme dados da ONU, e também não desenvolve políticas claras de formação de professores dos núcleos básicos de formação.Mas todos sabemos que a grande maioria dos professores brasileiros são verdadeiros heróis, pessoas que entregam suas vidas para a qualidade de vida futura de outras pessoas e famílias. São pessoas que muitas vezes deixam suas famílias de lado para se dedicarem na aprendizagem de outras famílias, e de toda sociedade. Pessoas que sem recursos conseguem transformar pessoas em lideres para um futuro melhor.
Já é notório que o Brasil precisa de uma política agressiva de crescimento educacional, considerando os grandes eventos estratégicos que acontecem hoje no país e que em curto prazo acontecerão (exemplo Copa e Olimpíadas – a falta de infra estrutura será impactada pela falta de mão de obra qualificada).
Mas é interessante ver o caso do professor brasileiro Alexandre Lopes, de 43 anos, natural de Petrópolis no Rio de Janeiro, que depois de passar por um processo de avaliação e seleção, concorrendo com mais de 180 mil professores da rede estadual de ensino da Flórida ganhou o titulo de melhor professor da Flórida, e agora compete para ganhar o titulo nacional de melhor professor dos Estados Unidos, concorrendo com mais 4 candidatos. O brasileiro Lopes, recebeu do governo da Flórida U$ 10.000, carro, passagem aérea para Nova York, além de um treinamento na NASA, e em breve estará diretamente com Barack Obama para a chancela do titulo de melhor professor dos Estados Unidos.
Alexandre Lopes trabalha em uma região carente de Miami, onde leciona para alunos com algum tipo de deficiência, na sua grande maioria seus “aluninhos” como ele chama são autistas. Alem das deficiências dos “aluninhos”, as crianças são todas de famílias carentes, na sua grande maioria imigrantes latinos e negros, com grande desestrutura familiar e social.
Lopes atua de forma construtiva com seus alunos, e sem diferenciar suas limitações e classes, pois a inclusão é sua principal referência para o desenvolvimento social de cada aluno. Para cada atividade de Alexandre, seus “aluninhos” são trabalhados para desenvolver atividades de construção e materialização do pensamento, onde a distância do conhecimento fica de forma mais evidente em cada atividade desenvolvida.
Alexandre imigrou para os Estados Unidos em 1995, e como muitos brasileiros trabalhou em diversas áreas, até se encontrar definitivamente como professor. Hoje graças ao trabalho desenvolvido, ganhou uma bolsa integral para doutorado em educação na Universidade Internacional da Flórida, e desenvolve o seu projeto de pesquisa em educação especial.
O caso de Alexandre Lopes é um exemplo de todos os professores brasileiros, que dedicam suas vidas para melhorar a vida de outros, e principalmente em mostrar que políticas de incentivo aos docentes, e uma política rigorosa de inclusão educacional e acadêmica se faz necessário para que a vida de milhares de pessoas sejam transformadas. A educação transforma, salva e principalmente deixa o mundo melhor.



Alexandre Lopes, brasileiro radicado em Miami, é escolhido melhor professor do ano de todo condado de Miami-Dade. from Chris Delboni on Vimeo.

Nenhum comentário: