segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dica de Filme Românticos Anônimos (Le emotifes Anonymés)

Assisti um filme genial. A contar pelo nome Românticos Anônimos (Le Emotives Anonymés)que na tradução literal do francês seria "Emotivos Anônimos". Numa primeira passada de olhos, parece mais uma linda comédia romântica, com cenas cômicas, só que não é necessário mais que alguns minutos para se perceber que o filme trata de uma questão  muito séria de forma leve e engraçada, as emoções descontroladas. Esse título, caberia muito bem para o filme e este é o mote da história. 
A história é baseada num grupo que realmente existe em França, de Emotivos Anônimos, (uma espécie de A.A -Alcoólatras Anônimos) e de onde o realizador(diretor) do filme frequentou por dois anos. São um grupo de conversa, onde pessoas que não conseguem se relacionar devido a timidez excessiva ou a falta de assertividade, entre outras emoções descontroladas as impede de levar uma vida onde consigam se relacionar com outras pessoas, namorar, se posicionar perante o chefe, o marido, a mãe, o filho, dizer não quando querem dizer não, sim quando querem dizer sim, tornando sua vida incapacitante. A causa de todo o mal, o MEDO. Pode ser que tenha sido fruto de uma educação rígida, com pais que impuseram crenças limitadoras e que a pessoa poderá carregar para a vida toda se não perceber  isso e algo for feito para mudar. 
Este medo pode paralisar mesmo, a ponto da pessoa "congelar". A pessoa então fugirá de toda e qualquer situação em que seja necessário ser confrontada com esse medo. Pode ser que a pessoa se esconda numa aparência de "pessoa fechada" ou "muito séria e carrancuda",  quando na verdade a pessoa está com uma sintomática que não permite  exprimir o que está a sentir.A pessoa procura se proteger do mundo, ficando em seu espaço confortável, tem medo de arriscar, de se lançar. Quem já não sentiu medo do novo, do inesperado? A questão é isto te paralisa? Te fez deixar de fazer algo que tinha muita vontade, de realizar um sonho por medo de arriscar? As suas emoções já se desgovenaram, saíram mesmo do controle? 
Se sim, saiba que não és nenhum ser de outro mundo e que há solução e muito mais fácil do que se possa imaginar. A consciência de que você não é sua emoção é o primeiro passo, observe o que está a sentir, olhe para isso com calma. Busque ajuda. No filme o personagem principal Jean-Réne busca ajuda numa terapia comportamental e a personagem de Angéllique vai para o Grupo dos Emotivos Anônimos, ambos enfrentam a situação. No grupo ela descobre que não está sozinha na luta por uma mudança de vida, as cenas do filme são hilariantes. Recomendo, é um filme excelente.
O processo de coaching pode ser de grande valia para trabalhar a auto-confiança e a assertividade e melhorar seu desempenho pessoal e profissional, ou seja, sair de um estado atual, para um estado desejado.
Mude o que deseja ser alterado em sua vida, depende de você, o coaching irá apoiá-lo e desafiá-lo, para desenvolver todo o seu potencial que está escondido dentro de você mesmo.
Venha fazer uma sessão de coaching e mudar de vida. Agende um horário, a primeira sessão é gratuita.

Nenhum comentário: