terça-feira, 26 de junho de 2012

As Três Peneiras ou o Filtro de Sócrates

Como você reage quando alguém seja no trabalho, na família ou entre amigos começa a falar mal de outras pessoas? Você concorda com a pessoa e ainda traz mais "veneno" para a conversa?
Estava a pensar sobre esse tema tão recorrente e que muitas vezes nós não damos grande importância e até alimentamos ou somos indiferentes. Precisamos fazer uma auto análise diária de como agimos em relação aos outros e a nós mesmos, não dá para ser indiferente a essa tema. Costumas chegar ao final de seu dia e faz um balanço de como tudo correu? Como agiu para consigo próprio e com os outros? Que atitudes percebe que precisa mudar? O que precisa TRANSFORMAR em sua vida para ser um ser humano melhor? Observa em seu comportamento algo que não vê como positivo? Outras pessoas já o alertaram? Então chegou o momento de olhar para isso com atenção e MUDAR.
Quanto ao tema ouvir e falar Sócrates(Filósofo que viveu em Atenas há mais de 2500 a.C,  nos deixou essa belíssima reflexão, é uma mensagem que circula há muito tempo, tão actual e que ainda necessitamos interiorizar. 
As três peneiras ou o Filtro de Sócrates

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca(uma cusquice, como se diz cá em Portugal) a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre todos no planeta.
Observem que a mensagem serve para nossa vida pessoal ou profissional.
Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.



Nenhum comentário: