sábado, 12 de maio de 2012

Entrevista de Emprego - 5 dicas importantes



Muitas pessoas me escrevem em busca de uma fórmula mágica, de dicas infalíveis para  uma entrevista de emprego. Infelizmente não existe um manual de instruções pronto, que servirá para toda e qualquer situação, mas podemos estar mais adequados e preparados para uma entrevista de emprego.
É um assunto que está em voga, seja cá em Portugal independente de crise, no Brasil ou para qualquer país onde se pretenda trabalhar.
Creio que as dicas abaixo são genéricas e servem para qualquer situação, posso chamar um guia de bom senso, onde se consegue adaptar para as próximas entrevistas de emprego que venham participar.


1- Cuidado com sua apresentação pessoal
A entrevista é um momento onde você deverá causar uma boa impressão visual, antes mesmo de cumprimentar o entrevistador. Costumo dizer que a pessoa não precisa estar vestida com roupas de grife, mas sim de forma cuidada, limpa em resumo apresentável. Dependendo do cargo e da empresa em questão roupas mais formais ou menos. Por exemplo para alguém que vá ser entrevistado ara uma vaga de advogado roupas formais como fato(terno no Brasil), para um designer que vá ser entrevistado numa agência de publicidade nada impede que esteja de calças de ganga(jeans no Brasil), se optasse por ir de fato(terno) seja considerado formal demais. Veja como precisamos estar atentos a esses detalhes. Os cuidados com unhas, cabelos, maquilhagem(maquiagem) para mulheres, são os mesmos para qualquer tipo de empresa. 


2- JAMAIS usar decotes, transparências, sais ou vestidos curtos, é sabido que se está indo ao trabalho não à praia. Baixe a bola do seu lado sexy e esqueça o visual de "Carmem Miranda" cheia de balangandãs com muitas pulseiras, acessórios que façam barulhos. 


3- Deixe o entrevistador abordar o tema salário
Aguarde o que o selecionador tem a dizer sobre salário. Muitas vezes o candidato sequer ouve a proposta e sai logo a dizer que não aceita ganhar menos que seu último salário. Tenha paciência e espere o que a empresa tem a oferecer.


4- NUNCA fale mal do seu emprego atual ou anterior
Mesmo que seu chefe seja uma serpente venenosa, a empresa não seja a melhor do mundo. Seja profissional e resista a tentação de falar mal. Se perguntarem porque quer sair, diga que quer enfrentar novos desafios, que já não vê possibilidades em crescer na empresa.


5- FUJA dos clichês
Evite os jargões,"meu maior defeito é ser perfeccionista", "eu visto a camisola(camisa)", "trabalho bem em equipa". Em vez dessas frases prontas, dê exemplos de situações que demonstrou suas competências e capacidade em solucionar problemas. Isso é que demonstrará que estará pronto para entrar para uma nova oportunidade profissional.

Desde já SUCESSO!

Nenhum comentário: