segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dicas para Entrevista de Emprego

Recebo muitos pedidos de leitores e amigos querendo dicas de como se preparar para enfrentar uma entrevista de emprego.
O que devo falar? O que não falar? O que o selecionador quer saber quando faz certas perguntas?
A entrevista pode iniciar numa ligação que o recrutador faça ao candidato. Ali ele já pode estar pré-entrevistando o candidato, pode falar um pouco da vaga, mas de modo geral, ele quer saber se as informações contidas no currículo são reais, se ele está trabalhando ou não, se possui interesse na vaga em questão. Poucas são as empresas ou consultorias de RH que dão informações sobre salário, benefícios e nome da empresa. Aí muitas pessoas dizem, "o recrutador não me adiantou quase nada". É mais comum do que se pode imaginar. Mas muitas vezes a vaga em questão na empresa X, ainda está ocupada. Então é um processo que corre em absoluto sigilo ou não. Depende do que fica acordado.
A primeira coisa que recomendo é, escute quem ligou, ouça as informações com atenção. Se estiver no trânsito e não puder atender no momento, peça o contato e retorne.
Após ouvir as informações, faça perguntas, como onde fica a empresa, cargo, benefícios, salário, horário de trabalho, como disse anteriormente pode ser que a pessoa não possa falar e dirá que é para o candidato participar de uma entrevista.
Se você conseguir chegar nessa etapa do processo seletivo, saiba que já foi selecionado duas vezes, primeiro pela triagem do currículo e segundo pela entrevista por telefone. Algumas empresas hoje já aplicam provas online, onde o candidato faz até da sua própria casa, ou responde um questionário. Muitas vezes é um processo eliminatório.
Passou por essa fase ou não teve esse processo? Vamos seguir para a entrevista pura:
O candidato deve chegar com um antecedência de uns 10 minutos antes da entrevista. Para dar tempo de se acalmar, pois sabemos que é um processo que gera ansiedade, estando desempregado ou não.
Se o candidato tiver informações sobre qual é a empresa, vá ao site da mesma, pesquise mais. Isso demonstra que você está interessado em saber da empresa onde poderá vir a trabalhar.
Estude seu currículo, lembre-se de informações que não estão mencionadas, mas que sejam relevantes. Faça uma análise do seu percurso profissional.
Seja objetivo nas respostas, não é necessário contar todos os detalhes, fale da sua experiência, ressalte suas qualidades, lembre-se que é na entrevista que "vendemos nosso peixe".
Cuidado para não falar demais.
Nunca fale mal da empresa, dos colegas, do chefe. Já tive perguntas de pessoas que dizem, então eu vou mentir? "Saí da empresa por conta do chefe que me odiava" ou "briguei mesmo, afinal eu tinha a razão". A impressão não é das melhores ao ouvir isso de um candidato. Penso que ele pode ter razão, que a empresa anterior era péssima, mas é importante a gente não sair "metralhando" informações que as vezes não foram pedidas. Eu digo sempre que não existe fórmula certa, resposta certa, pois não sabemos o que o selecionador quer. É subjetivo? O melhor é ter bom senso.
Será que caso você consegue falar sem mágoas do empregador? Consegue ser profissional?
A fórmula do sucesso é ser você mesmo, se conhecer, saber seus pontos fracos e pontos fortes. Trabalhar para o seu aperfeiçoamento.Se fizer tudo e não for o seleciondao para a vaga, é porque algo melhor o espera.
Tenha um pouco mais de paciência e não desista. Você irá conseguir em breve!
Sucesso!

2 comentários:

Ana disse...

Essas dicas são importantes. Através de suas dicas consegui um recolocação no mercado de trabalho.

Valeu Elis!!!!!
Obrigada!!!!!

Obs: Estou aguardando o seu site.

Grande beijo!!!

Elis Dias disse...

Ana, fico muito feliz que tenha conseguido se recolocar no mercado de trabalho. Muito sucesso!