segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Entrevista com Camila Matheus - Matemática, Esportes e Alegria de Viver

Camila Matheus, 31 anos, é daquelas pessoas que possui energia positiva contagiante, otimista por natureza, confiante, tem um falar calmo, com energia que pode manter uma usina ligada. Esportista por natureza pratica corrida de rua, natação, dança, yoga e o que mais aparecer de atividade física.
Licenciada em Matemática pela UFF(Universidade Federal Fluminense), Pós-Graduação em Educação Matemática: teoria e prática Pedagógica pela PUC - Rio(Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro) e Especialização em Administração Pública pela UCAM(Universidade Cândido Mendes) e atualmente é aluna ouvinte do Mestrado em Educação da UFF. Além de diversos cursos de extensão em Pedagogia Social, Didática da Matemática, Geometria e muito mais.
É Professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/ UFF, além de Professora de Matemática do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho - IEPIC em Niterói.

Como você despertou para a matemática? Tinha alguma dificuldade? Como isso aconteceu?
Em 1992, no 7º ano, antiga 6ª série, eu tive um excelente professor de matemática, o Marcelo Bairral. Mesmo com facilidade, foi apenas nessa época que me encantei. Eu era a aluna que ia ao quadro e que disputava nota na sala de aula. E o mais interessante é que 10 anos depois, o reencontro em um Encontro de Educação Matemática em Vassouras, RJ e ele lembrou de mim. Foi fascinante!

O que a fez optar pela área da Educação?
Quando iniciei as matérias pedagógicas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense, me deparei com Didática Geral, Psicologia da Educação e Estrutura do Funcionamento do Ensino Médio. Foi um momento onde vi a minha vocação. Onde eu queria fazer o diferente e a diferença. Onde me vi como professora-pesquisadora.

Como é ser Professora de Matemática numa escola pública, num Brasil em desenvolvimento e ainda com tantas carências?
Em 2005, assumi 3 turmas do 7º ano do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho- IEPIC, localizada em Niterói-RJ. De imediato foi um choque. Estava acostumada a lecionar em escolas pequenas e da rede particular. Era uma realidade muito diferente de tudo que eu havia vivido como cidadã e como docente. Mas aprendi a olhar no olho de cada aluno. Entendê-lo e fazer com que eles sentissem que é possível e que eu estava ali para ajudá-los.

Sabemos que as mudanças práticas na área da Educação no Brasil estão ocorrendo só que ainda muito lentamente, o que você enxerga como essencial para dar uma alavancagem para a mudança ?
O governo estabeleceu o currículo mínimo e está fazendo avaliações bimestrais. Mas o problema é que não temos alunos ideais numa escola ideal. Existem diversos problemas que o governo desconsiderou como por exemplo: turmas que não tiveram professores em anos anteriores, alunos portadores de necessidades especiais, alunos que por diversos motivos não frequentam a escola e alunos que enfrentam a cada dia problemas que as vezes nem sonhamos que existem. O essencial seria uma equipe pedagógica capacitada e completa, inspetores por todos os lugares da escola e reconhecimento finaceiro para todos da educação.

Como é ensinar matemática, uma disciplina que de modo geral é temida, causa medo detestada? Ao que se deve a má fama da matemática? Afinal, matemática é difícil?
Segundo Paulo Freire, ensinar é um ato de amor. E é com amor que ensino. Sempre converso com a turma sobre isso. Mostro a eles que não é um bicho de 7 cabeças. Esta semana mesmo foi muito gratificante. Entrei na turma 603, e após a chamada, disse: meninos, hoje vamos aprender raiz quadrada!!! Nossa! Alguns vibraram e outros reclamaram. Professora isso é muito difícil! Eu nunca aprendi!! Respondi: hoje vou te dar a oportunidade de aprender! Você vai ver que é fácil! Eu garanto!!!. E ao final, obtive a resposta: é só isso professora? Agora eu sei! Como isso é bom.

Mito ou verdade acredita que é possível, que todos possam aprender matemática ou ter dificuldade com números é mesmo uma limitação?
Como em grego matemática significa aquilo que se possa aprender, acredito sim. Existem várias maneiras para se conduzir o ensino da matemática. Eu digo sempre aos meus alunos: "é proibído sair da sala com dúvidas". Sempre busco maneiras diferentes para ensinar quando acontece a dúvida. Com relação a limitação, talvez exista por algum tipo de doença que seja incapacitante, mesmo assim é necessário analisar caso a caso em caso de uma doença, pois o ser humano é capaz de se superar, não dá para rotular ninguém de que não tem capacidade para aprender.

O que são as Olimpíadas de Matemática que ocorrem no Brasil? Qual a importância para os alunos essa aproximação?
A OBMEP pretende estimular nos alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania. Agora em agosto acontece a 7ª Olimpíada Brasileira de matemática das escolas públicas. Existem três níveis e na minha escola vai sar a 1ª vez que acontecerá desde quando comecei a lecionar lá.

O que diria para alguém que quer seguir a carreira da Matemática?
Perseverança é a palavra. O curso de matemática é um curso bem diferente da matemática que vemos na escola. Então devemos ser perseverantes e dedicados pois a partir daí poderemos escolher diversas áreas que exigem conhecimentos matemáticos.

Qual o perfil que o profissional da Matemática deve ter para o mercado de trabalho atual?
O profissional da matemática deve ser disciplinado e dedicado. Estudos diários, sempre buscando o aperfeiçoamento.

Como professora nos conte como consegue despertar nos alunos o prazer em aprender Matemática? Existe algum “pulo do gato”, um “segredo”?
Bom, vivemos numa realidade onde os alunos não possuem limites, respeito entre os colegas e os demais. A violência física e verbal é presente e o significado do estudo como alavanca para o sucesso não existe. O aluno fica até de de madrugada acordado todos os dias e não consegue chegar 7h da manhã na escola ou está sololento. Não temos um suporte familiar. As vezes o aluno nem tem moradia fixa. A sexualidade é precoce. Chega a iniciar a vida sexual aos 10 anos. Bebidas e drogas em geral também são presentes. E depois disso tudo, como mostrar a eles que é importante fazer o dever de casa e estudar??? É uma luta diária. Converso muito, desenvolvo projetos lúdicos. Mas não consigo atingir a todos. Só que nunca desisto de ninguém.

Uma atitude positiva perante a vida é fundamental, como você faz uso dessa atitude na sua vida? Nos conte. (O que faz além de ser professora?)
Uma frase que digo sempre aos meus alunos é: "EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO" Falo isso a mim mesma, todos os dias! Digo quando vou fazer um esporte radical, quando vou disputar um concurso ou quando vou iniciar um novo estudo. Gosto de conviver com a natureza, com os esportes, com o samba e com a fotografia. E sempre que posso utilizo tudo em sala de aula.

Para finalizarmos, o que acha que ainda falta ao ser humano para ser mais feliz?
Separei alguns trechos que gosto muito.
Segundo Mário Quintana(poeta brasileiro), "Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade".
Admire a paisagem, aproveite, e acima de tudo, deixa a vida te despentear! O pior que pode acontecer é que, rindo frente ao espelho, você precise se pentear de novo.... (Martha Medeiros escritora brasileira)
E apaixone-se "Porque o dia seguinte é o dia mais importante da sua vida. É no dia seguinte que sabemos se o dia de ontem valeu a pena. É no dia seguinte que acordamos para a realidade ou dormimos no sonho. A vida da gente começa no dia seguinte e só existe uma maneira de viver: APAIXONADO.”

Elis, agradeço a oportunidade de contar um pouquinho sobre minha história e poder compartilhar com todos.

Camila, eu agradeço sua participação, sua simplicidade e forma de nos mostrar que não existe limites para aprender e ser feliz SEMPRE.
SUCESSO!!!




Nenhum comentário: