sexta-feira, 8 de abril de 2011

Divulgando 1º Ciclo de Narrativas: O(s) Lugar(es) do Vocacional


Lá estarei. Imperdível!
O Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, está a organizar a primeira edição de um Ciclo de Narrativas subordinado ao tema "O(s) Lugar(es) do Vocacional".

A realizar no dia 29 de Abril de 2011, o evento assume-se como uma oportunidade de questionamento e de desafio a especialistas, académicos e profissionais, para a discussão sobre as possibilidades de intersecção e de comunicação potencialmente identificáveis entre a problemática vocacional - aqui, sobretudo, entendida como expressão da necessidade humana de definir e ocupar um lugar próprio no mundo - e temas de específicos de outros domínios de conhecimento e de intervenção.

Da programação do Ciclo de Narrativas consta a realização de duas mesas redondas e quatro pa inéis temáticos, distribuídos pela manhã e pela tarde do dia do evento, distribuídos pela manhã e pela tarde do dia do evento, a dinamizar, respectivamente, em função da reflexão em torno de duas questões principais:

1. Como poderá o vocacional ser tematizado e enquadrado no âmbito e cruzamento das visões teóricas de distintas áreas disciplinares?

2.De que modo a dimensão vocacional se manifesta na prática de profissionais de diferentes domínios e que resposta dão ou poderiam dar à especificidade das solicitações com ela relacionadas?


Tanto os especialistas das mesas redondas como os profissionais representados nos painéis foram criteriosamente escolhidos para que o evento corresponda aos objectivos de qualidade que estabelecemos para o mesmo.

Graças à receptividade das pessoas contactadas, conseguimos assegurar a presença de um naipe de convidados que só raramente será possível reunir num mesmo encontro.

Para cada um dos painéis temáticos está ainda confirmada a presença de uma pessoa que irá testemunhar ao vivo aspectos do seu percurso profissional e de vida que reflictam o impacto dos factores associados à temática do respectivo painel.

A cada painel estará, portanto, associado um caso real exemplificativo das
dimensões que virão a ser objecto de discussão pelos restantes convidados.
Trata-se de casos e narrativas marcantes e surpreendentes!

Painel 1: Educação e Formação - Caso Odete: Um exemplo de sucesso do programa Novas Oportunidades

Painel 2: Justiça e Apoio Social - Caso Esmeralda: O processo de reinserção social de uma ex-toxicodependente

Painel 3: Saúde e Reabilitação - Caso Bento: A história das conquistas
profissionais e não profissionais de um tetraplégico

Painel 4: Emprego e Negócios - (a anunciar): A experiência de criação do próprio emprego e o investimento num projecto empreendedor

O 1.º Ciclo de Narrativas dirige-se a estudantes e profissionais de todas as
áreas formativas e profissionais.


Nenhum comentário: