quinta-feira, 24 de março de 2011

Seminário O Novo Mercado de Trabalho

Fiquei muito feliz em ser convidada para dar meu depoimento para o Seminário " O Novo Mercado de Trabalho". Agradeço a querida Fátima Regina, Consultora, Cientista Social e Professora. Partilho com todos vocês.

Olá meus queridos amigos e amigas.
Gostaria de um depoimento de vcs. sobre o Mercado de Trabalho hoje, conforme suas diferentes visões para ampliar os olhares e as possibilidades de capacitação de meus alunos nas comunidades. Tenho realizado um seminário na conclusão dos cursos sobre esse tema "O Novo Mercado de Trabalho" e, ter suas opiniões , tornará mais rico, polêmico e produtivo ainda esses encontros. A visão de especialistas de RH de segmentos diversos, cientistas sociais atuando em áreas distintas e consultora olhando o mercado brasileiro do outro lado do oceano, amiga Elis.
Bem, se puderem, retornem as questões a seguir.
Obrigada, beijos, alegria e muito amor para vcs.
Fátima Regina

1 - Conforme o mundo do trabalho hoje, onde estão presentes a instabilidade, os avanços tecnológicos provocando de um lado a morte de algumas profissões e por outro, a criação de novas profissões, flexibilidade, especialização ...
como o jovem deve se posicionar, o que eles devem focar para movimentos promissores na busca profissional ?

Elis - Em primeiro lugar, devem descobrir o que gostam de fazer, suas aptidões, seus interesses, conversar com profissionais da área pretendida, se possível ver como funciona o dia a dia daquela profissão. Muitas vezes o jovem, escolhe uma profissão pelo "glamour" e ao se dar conta que no dia a dia, algumas das atividades daquela profissão escolhida são rotineiras e enfadonhas, fazem com que a pessoa veja que também existe um outro lado, que muitas vezes não vemos. Outro ponto importante é não escolher uma profissão porque supostamente irá "pagar mais", "tem muitas vagas" isto é sazonal, pode ter muitas vagas num determinado momento e depois? Se escolher uma profissão pensando apenas na questão financeira, isto por si só não se sustenta para sempre, o prazer em fazer algo que se goste, trará ganhos nunca antes imaginados.

2 - Nas questões relativas a especialização ou conhecimentos de vários corpos de saber, que caminho vcs aconselham esses jovens seguirem (especializar ou diversificar) ?

Elis- No mundo globalizado que vivemos hoje a impressão é que temos que saber de tudo um pouco. Não, não temos como ter todos os saberes. Ninguém se torna "PHD" em todas as áreas, há que se escolher uma e estudá-la com afinco, mas abrindo sempre para olhar o que está fora do seu domínio de saber. Ler sobre outros assuntos fora de sua área e fazendo paralelos com ela, faz com que o profissional seja mais criativo. Ampliar sua mente sempre.

3 - O que vcs. conhecem e podem colocar sobre a transição dos processos seletivos com base em gestão por competências para gestão de valores ? Tendência de vaguarda ou apenas um modismo ?
Elis - Os processos seletivos baseados na gestão por competências buscam ser o menos distante da subjetividade, nem sempre se consegue, pois selecionar alguém, não é uma tarefa trivial. Acredito que a gestão de valores vem complementar e ampliar a visão de que as pessoas são por si próprias seres humanos. O conceito de "recurso humano" está cada dia mais em desuso e a gestão de valores corrobora este fato. O desenvolvimento e a gestão de valores humanos contribui para o desenvolvimento pessoal e da empresa, não acredito que seja modismo, é uma tendência positiva que veio para ficar.

4 - Se vc. fosse responsável hoje em sua instituição por um programa de gestão do conhecimento, quais as iniciativas que julga essenciais para incentivar as pessoas e para sucesso na educação continuada (desde o grupo de jovens aprendizes até as lideranças) ?
Elis - Primeiramente perceber que o conhecimento se dá em diferentes instâncias. Sugeriria a aprendizagem através das redes sociais, cursos e-learning, workshops, criação de um grupo de pessoas que partilhasse conhecimentos na organização e fóruns de discussão.

Nenhum comentário: