segunda-feira, 28 de março de 2011

Divulgando, Renato Kress, Instituto Atena


















Flávia Mello me apresentou virtualmente e já estamos trocando experiências, vivências e projectos futuros para Brasil e Portugal. Renato é o que chamamos de dinâmico, inteligente e com uma alegria de viver que contagia. Estou a divulgar a entrevista realizada por Flávia Mello no seu blog de notícias que está no endereço:



Apresentando:
RENATO KRESS: UM CASO DE TALENTO, AMOR A PROFISSÃO, AO ESPORTE E A VIDA!

Renato Kress é empresário, sociólogo, antropólogo e cientista político pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ; 2007), pós- graduado em comportamento organizacional (ESAB) e pós-graduando em psicologia analítica (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação; IBMR – 2010-2011). Trainer em Programação Neurolingüística pelo MetaForum, IN (International Association of NLP Institutes - Inglaterra) e DVNLP (Deutsch Verband für Neurolingüistisches Programmieren - Alemanha) desde 2005.
Trabalhou na área de treinamentos a público aberto com cursos básicos de PNL, tendo ministrado alguns “practítioners” e dois “masters” no período de 2005 a 2007. Ministrou cursos fechados às empresas Rica Alimentos, Wella Cosméticos, Honda e Fiat automóveis.

Criador e palestrante dos cursos patenteados “A Jornada do Herói”, “A Arte da Guerra Oriental”, “Estratégia em Ação” e “Liderança Corporativa e PNL”, todos mesclando programação neurolingüística, neurociências, antropologia, psicologia analítica e ciência política em treinamentos vivenciais e práticos. Criador e Diretor do Instituto ATENA – Arte em Treinamento Especializado e Neurolingüística Aplicada.

Criador da revista de mídia alternativa www.consciencia.net em 2000
Ex-atleta profissional de ginástica olímpica e kung-fu. Escritor, contista e ensaísta compublicações nas áreas de ciência política – estratégia, tática e liderança -, literatura, programação neurolingüística, antropologia, história das religiões e mitologia. Kress tem como hobbys andar de bicicleta, criar receitas de café, escrever contos literários que podem ser encontradas no endereçohttp://www.cafecomconto2.blogspot.com/ (Que delícia essas receitas e esses contos, CONFIRA também o Café com conto), boxe e musculação. Atualmente pesquisa religiões comparadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Renato Kress dono do instituto Atena.

O Instituto ATENA é uma empresa de treinamento empresarial, político e pessoal criado por Renato Kress.
Atena significa: Arte. Segundo Kress, se procurarmos no dicionário etimológico a palavra deriva de artesanato, artesão, artifício que nada mais são que palavras que circulam pelo domínio do trabalho, da disciplina, da dedicação. Renato diz a programação neurolingüística é uma excelente estrutura dinamizante, um excelente motor para o aprendizado e a concretização de diversas tarefas. Ocorre que se não direcionamos esse aprendizado para nossas metas e questões reais do dia a dia (que demandem uma prática diária) nada mais estaremos fazendo que aprender "marcianês" para nunca irmos a marte. A neurolinguística deve sempre ser aplicada a algo, ou corre o sério risco de ser um acelerador de nossas trajetórias a lugar algum. Muito do que percebi como críticas à Programação Neurolinguística durante meus anos como aprendiz e como treinador está nessa dimensão prática do aprendizado. Meu primeiro mestre em PNL e grande amigo sempre me dizia: "O aprender está no fazer". É necessário incentivar o fazer fora da sala de aula, o fazer diário, o tornar a prática um hábito e o hábito uma segunda natureza. É esse o sentido da palavra "Arte" no nome ATENA, adquirir a maestria na dimanização da própria vida, nossos trabalhos, vida familiar e metas.

Compreendendo que o termo Programação Neurolingüística à primeira vista soa como um palavrão e, como tenho em casa uma coleção de mais de 40 dicionários sobre os mais variados temas (política, história, filosofia, arte, sociologia, símbolos, psicologia...) que uso para estudar, resolvi criar o Dicionário ATENA de PNL (
http://www.institutoatena.com/dicionario.html) com todos os termos e algumas técnicas simples da PNL aplicada. Inspirado por idéias como a Wikipédia e o Google, resolvi abrir alguns conteúdos da PNL para familiarizar o maior número possível de pessoas com eles. Atualmente acabei de criar o Dicionário ATENA de Gestão Inteligente, enfatizando métodos, linguagem e estrutura gerencial que possa fugir da auto-sabotagem que a moda da hipercompetitividade desenfreada tem gerado nas empresas. Hipercompetitividade que é incentivada por empresas que não a praticam internamente, porque agem de forma estratégica para que seus concorrentes se sabotem e elas possam comprá-las no futuro. Esse dicionário faz parte de um outro projeto que inclui publicar a cada 6 meses um livro com o selo ATENA. O segundo livro já está sendo criado e é um material correlato com um dos cursos da ATENA.
Atualmente estou investindo na criação de cursos que enfatizem o que eu tenho como diferencial na minha formação profissional: Estratégia (parte da ciência política, Maquiavel e sua escola), Liderança (parte da antropolgia e ciência política) e Arte da Guerra (ciência política, resolução de conflitos e trabalho com metas e prazos).
Apostila do curso da Atena, "A arte da guerra".
Não vejo limites para a ATENA além dos que percebo na minha criatividade pessoal, o que me leva a pensar que a ATENA não tem muitos limites, finaliza Renato Kress entusiasmado.
RENATO KRESS: 55 (21) 2205-7424 - contato@institutoatena.com

2 comentários:

Renato Kress ®Ҝ disse...

Elis, não há palavras para agradecer teu carinho e teu crédito. Que ótimo que não há! sobra bastante espaço para preenchermos com atos maravilhosos, com projetos deliciosos recheados de conteúdo, carinho e determinação de divulgarmos e trabalharmos sempre o melhor integrando nossa harmonia profissional em prol de nossos amigos, parceiros e clientes.

Beijo carinhoso de um fã carioca.

PS: Amei a dica da cafeteria!

Elis Dias disse...

Renato, que presente ter te conhecido.
Você é o máximo, multi, inteligente, competente. Me sinto honrada em poder trabalhar com você. Um forte abraço.