quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AS ORGANIZAÇÕES POSITIVAS


Recebi o convite da querida Raquel, da Santana S/A para escrever sobre as Oragnizações Positivas. Assunto que é minha "menina dos olhos". Foi publicado na Newsletter da empresa em Novembro/2010.
Obrigada mais uma vez a Raquel e a Santana S/A.

ORGANIZAÇÕES POSITIVAS por Elisangela Dias

As Organizações Positivas são as empresas que possuem em seus princípios de actuação e na sua cultura organizacional a busca contínua em desenvolver emoções positivas. Estimulam a inteligência emocional, o humor, o optimismo, a criatividade, a resiliência, a confiança, a gratidão, o fortalecimento das relações interpessoais entre a empresa e seus colaboradores, a cidadania, a ética e a preocupação com o meio ambiente.
Estas organizações disseminam entre seus colaboradores que o “Pensar Positivo” apenas, não resolve só que ajuda e muito a mudar a forma como encaramos as situações negativas e os problemas pessoais e profissionais.
A negatividade existe, é um facto e não podemos negar, o que não podemos é nos envolver na onda do pessimismo. Há empresas e gestores que fazem mal aos colaboradores, mas há luz no final do túnel. Há diversas organizações desde PMEs até as gigantes que optaram por actuar de maneira positiva, que mantém as melhores práticas de trabalho e pouco se fala delas. Não só o sector de recursos humanos, mas principalmente ele deve disseminar a positividade na organização.

Os eventos positivos ocorrem diariamente em nossas vidas e no mundo ao nosso redor, só que somos bombardeados muito mais pelos eventos negativos que acabam por ocupar a maior parte de um jornal, das conversas num café e até na empresa. Algumas vezes não nos damos conta disso. Precisamos estar todos atentos, vigilantes mesmo.

Dentro das Organizações Positivas a comunicação interna, as boas práticas e os bons sentimentos são sempre estimulados. Por exemplo, se um colega está em apuros com alguma tarefa, os colegas se oferecem para ajudá-lo e o líder está sempre por perto para apoiar e estimular a autoconfiança e o feedback.
As organizações positivas reforçam o optimismo e a esperança natural das pessoas e suavizam o pessimismo das outras. Fazem isto através de acções positivas, do investimento na melhoria contínua, na gestão do bom clima organizacional, no acompanhamento das equipas de trabalho, na boa comunicação interna, na celebração dos êxitos e nas formações que promovem aos colaboradores.

Um ambiente de trabalho vibrante se constrói com pessoas esperançosas, determinadas em aplicar a energia que se faça necessária para que se alcance os objectivos organizacionais. Há que se ter perseverança perante os obstáculos e dificuldades que surjam pelo caminho. Este ambiente deve ser disseminado pelos líderes para promover a autoconfiança de todos. A positividade na organização implicará em esforço contínuo por parte dos gestores e de todos os colaboradores, Como? Muitos se perguntarão. Com o uso da inteligência emocional, da cooperação e da transparência para lidar com as situações não tão boas.

O quotidiano saudável depende muito de nossas atitudes, estejamos atentos para sorrir mais, acreditar em si próprio, confiar em dias melhores, estar aberto ao optimismo e principalmente jamais deixar de sonhar. Não existe uma fórmula mágica. Há muito trabalho, esperança e acção, sempre a nos esperar.

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