quarta-feira, 12 de maio de 2010

DICAS SOBRE ENTREVISTA DE EMPREGO

Adorei esta tirinha(banda desenhada em Portugal), retirei do blog "Comporte-Se"

Recebo sempre pedidos de leitores do blog, ex-alunos, amigos e familiares sobre dicas do que se deve falar ou não numa entrevista de emprego.
Existe algo que não podemos falar jamais? Tem algum "pulo do gato" para ser bem sucedido numa entrevista de emprego? O que eu devo dizer a quem estiver me entrevistando?

Se você conseguiu despertar o interesse com seu currículo, já tem um ponto ao seu favor.
Mas lembre-se que muitos candidatos capricham no acabamento do currículo e na colocação das informações, mas na hora da entrevista não conseguem passar as informações necessárias, seja pelo nervosismo ou pela ansiedade típicas do momento da entrevista. Respire fundo e dê uma lida nessa dicas antes de sair para sua próxima entrevista de emprego.

Controle ao máximo sua ansiedade
Sabemos que não é fácil, principalmente se a pessoa está fora do mercado há muito tempo, mas é possível.Como?
Faça exercícios de relaxamento, treine na frente do espelho o que vai falar sobre sua trajetória profissional, estude seu currículo. Não vá para a entrevista despreparado e desesperado. É só uma entrevista.

Ouça atentamente o entrevistador
Muitas vezes o candidato fala sem parar. Reflita antes de responder, não tenha medo de perguntar novamente caso não entenda o que foi perguntado.

- Seja você mesmo!
Em minha prática na área de recursos humanos entrevistando candidatos para cargos diversos, vi muitas pessoas tentando ser alguém diferente do que elas são. Se é uma pessoa mais tímida ou introvertida não queira parecer ser falante de uma hora para outra.

- Não minta jamais!
Inúmeros candidatos mentem, para parecer que têm feitos enormes em suas carreiras, mas como diz o ditado "mentiras tem pernas curtas". Ao fazer uma pergunta ou aprofundar em determinado assunto, o candidato desmorona se estiver mentindo. Não caia nesse jogo. O bom selecionador vai conseguir perceber se o candidato não for verdadeiro e irá desmascará-lo. Com isso o candidato estará eliminado do processo sumariamente.

- Não fale mal da empresa em que trabalhou ou trabalha!
Não deixe seu lado emocional tomar conta neste momento, fale os motivos pelos quais quer sair da empresa, sem trazer emoção, raiva ou rancor. Seja racional.
Não concordo com quem diz que se deve dizer que a melhor empresa do mundo é a que se está agora, pois pode não ser, afinal você quer sair dela.

- Fale sobre o que busca verdadeiramente num novo emprego
Suas aspirações, projetos e saiba o que a empresa pode oferecer. Muitas vezes o candidato está buscando algo que a empresa em questão não pode oferecer. Por isso o momento da entrevista é uma avaliação para ambas as partes.
Se a empresa não tem a ver com os seus princípios e projeto de vida, por melhor que seja o salário oferecido, você não será feliz lá.
Lembre-se que às vezes vale mais trabalhar em um lugar onde o salário não seja tão atractivo, mas a pessoa ganhe em qualidade de vida ou em benefícios indiretos, do que ter um salário alto e não poder usufruir do mesmo, pois precisa ficar sempre depois do horário, trabalhar aos finais de semana e feriados.

- Tenha uma atitude positiva sempre
Independente de ser contratado ou não para aquela vaga.
Lembro-me de um caso onde um candidato estava muito mais qualificado do que a vaga que eu tinha em aberto. Após entrevistá-lo encaminhamos para outra empresa, falamos com amigas consultoras de RH, tudo pela atitude do candidato. É muito bom saber que podemos ajudar alguém.

Salário e benefícios são assuntos "tabu" proibidos de perguntar?
NÃO. Se o entrevistador tiver a informação ele irá falar neste primeiro momento. O que acontece é que muitas vezes isto ainda não está fechado com a empresa. Se for perguntado diga sua pretensão ou se está aberto à negociações, mas não deixe isso virar o foco da sua entrevista. Geralmente é o último assunto a ser abordado. Não deixe de perguntar, afinal você também está analisando a vaga e se vale a pena continuar a participar do processo selectivo.

BOA SORTE!!!

7 comentários:

Eveline Carvalho Cunha disse...

Olá Elis. Realmente o momento da entrevista é de extrema importância. É hora de dar cor, sons e voz ao currículo. Se a informação no currículo for colocada de forma a aumentar demais as reais capacidades do indivíduo, na entrevista o que o responsável pela seleção vai sentir é que estava a espera de assistir a um concerto de piano com exímio pianista e assistiu a um desempenho de iniciante. Decepciona-se. E o desagrado da decepção vai ser causa de exclusão do candidato ao cargo. Se formos verdadeiros no currículo e na entrevista conseguirmos demonstrar através de uma comunicação clara as nossas reais capacidades, o efeito no seleccionador é uma grata surpresa! Bons sentimentos gerados no outro é 90% de chance de ser contratado. beijos.

Malu Trugilho disse...

Elis você é mega.
Vai longe!
Estou no aguardo de seu retorno para fazermos algo juntas.
Bjs

Elis Dias disse...

Pois é Eveline, é o momento que costumo chamar de hora da verdade. Obrigada por sua valiosa contribuição sempre! Beijossss

Elis Dias disse...

Marta, obrigada por seu carinho sempre. Estaremos juntas trabalhando em breve. Me aguarde!

Anônimo disse...

BOA NOIRTE
MUITO OBRIGADO PELAS ORIENTAÇÕES COM CERTEZA ELAS SERÃO DE SUPRA IMPORTÂNCIA EM MINHA VIDA PROFISSIONAL PRINCIPALMENTE POR EU SER ALUNO DE ADMINISTRAÇÃO,ESTOU NO PRIMEIRO SEMESTRE E QUERO AE ESPECIALIZAR PARA ATUAR NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS OBRIGADO MAIS UMA VEZ E ATÉ BREVE
JACSON RODRIGO
BSB EM 03/05/2012

Anônimo disse...

BOA NOITE!
MUITO OBRIGADO PELAS ORIENTAÇÕES COM CERTEZA ELAS SERÃO DE SUPRA IMPORTÂNCIA EM MINHA VIDA PROFISSIONAL PRINCIPALMENTE POR EU SER ALUNO DE ADMINISTRAÇÃO,ESTOU NO PRIMEIRO SEMESTRE E QUERO AE ESPECIALIZAR PARA ATUAR NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS OBRIGADO MAIS UMA VEZ E ATÉ BREVE
JACSON RODRIGO
BSB EM 03/05/2012

Elis Dias disse...

Olá Jacson, eu que agradeço sua contribuição. Desejo que possa ajudá-lo com as dicas do blog sobre essa fascinante área dos Recursos Humanos. Muito sucesso em todos os seus projetos.