terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

FILME ABORDA O TEMA DEMISSÃO: EM BOA COMPANHIA (IN GOOD COMPANY)

Quero indicar o excelente filme Em Boa Companhia (In Good Company), está em DVD (é de 2005).
O filme parece apenas uma comédia romântica, mas não é. Aborda algo extremamente comum nos dias atuais, a compra de uma empresa por uma multinacional gigante.
Imagine o que pode acontecer num processo como esse.
É interessante observar a forma como as pessoas são demitidas ou "liberadas" (termo usado no filme) que segundo o "gerente" não é tão forte e não choca quem está sendo dispensado. Particularmente não concordo e não conhecia este termo em rh. Achei uma piada corporativa de péssimo gosto, mas dá boas reflexões.
Outro ponto para o filme e que é muito comum nos processos semelhantes de fusões e aquisições e que geralmente não são bem conduzidos. A falta de comunicação, o pânico de ser "o próximo da lista", as pessoas pensando e dizendo mil coisas, a famosa "rádio corredor" tomando conta de todo mundo.
Eu fiquei me perguntando onde estaria o setor de RH no filme???
Outros aspectos verdadeiros que o filme traz à tona como a solidão do gestor, a falta de amigos, de ter uma família, o fim do casamento, o trabalho como tábua de salvação para uma vida sem nenhum sentido. Enfim, o filme traz tantos aspectos interessantes que escreveria horas sobre ele, creio que dá uma tese.
Claro que é um filme hollywoodiano, não me culpem, mas penso que tem inúmeros pontos para serem pensados por quem está atuando em RH, neste mundo globalizado, com tantas fusões e aquisições acontecendo diariamente, sem que tenhamos controle algum.
Bem não quero falar muito mais para não estragar.
Ah! A trilha sonora é de primeira linha.
Recomendo.

2 comentários:

Paula Alexandrisky Orientação Profissional e Coaching disse...

Amiga, vou pegar agora na locadora.
Depois comentamos.
Mil beijos, Paula

Mariangela Venas disse...

Haja eufemismo... Liberado chocar menos que demitido...E pensar que tanta gente de RH "compra" estas ideias...