terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

HUMANOS SÃO RECURSOS?

Semana passada recebi a indicação de uma grande amiga que como eu, luta por uma área de Recursos Humanos HUMANA.
Ela me indicou o podcast da Professora Sylvia Vergara, que é uma sumidade na área da Gestão de Pessoas. Autora de diversos livros sobre Gestão de Pessoas e um dos quais recomendo (Gestão com Pessoas e Subjetividade) , Doutora em Educação e Administradora.
O assunto é polêmico por natureza, a área de Recursos Humanos é realmente HUMANA?
Em muitos casos sabemos que não. Vou dar apenas alguns exemplos da desumanidade de algumas pessaos de RECURSOS HUMANOS.
Inúmeros candidatos a uma vaga de emprego em processos seletivos, ficam sem resposta ao participar de um processo dessa natureza. Me questiono se o selecionador não poderia enviar ao menos um e-mail dizendo que ele não foi selecionado, já que uma ligação seria humanamente impossível...
Será que o selecionador não poderia parar por alguns minutos para retornar ao candidato, que muitas vezes está fragilizado por estar desempregado e queria apenas ouvir que não possui o perfil para aquela vaga? Apenas um retorno.
Quantos colaboradores ficam a mercê num momento de crise, recebem sua carta de demissão via correio. Onde está o Recursos Humanos Humano?
Quem não tem uma história ou conhece alguém que já não passou por algo assim, que atire a primeira pedra. Infelizmente, sabemos de inúmeras situações.
É momento de repensar a área de RECURSOS HUMANOS.

A fantástica professora Sylvia Vergara, nos faz pensar sobre o assunto.
Recomendo ouvir o Podcast de uma recente entrevista dela.



Um comentário:

Mariangela Venas disse...

Perfeito!!!!!

Gostei muito do tema, penso que este assunto dará uma boa e ampla discussão!

Esta semana mesmo recebi uma ligação de uma pessoa que estava mto aborrecida porque a empresa sinalizou uma promoção para ela e depois acabou contratando uma outra pessoa para o cargo e, para piorar a situação, ainda deu para ela a missão de treinar o novo contratado!!!!!

Falta humanidade...

Um abraço

Mariangela