quarta-feira, 1 de abril de 2020

A busca do equilíbrio na quarentena - Parte II

buscar o equilíbrio na quarentena é fundamental
Caros leitores e amigos do blog, dando continuidade ao tema sobre a busca do equilíbrio na quarentena. Seguirei com mais algumas coisas/tarefas da vida prática de uma trabalhadora e dona de casa.
Vamos lá.
Pré-organização das refeições - Se você estiver a trabalhar em casa, pode ser interessante parar por alguns momentos no dia anterior e pensar no que poderá fazer para o almoço/jantar do dia a seguir. Além de que, se tiver que pensar em algo mais elaborado, pode pesquisar receitas, descongelar algo, tudo o que possa fazer para te deixar com mais tempo livre é válido.

Minha experiência:
Depois que passei a fazer isso, as refeições são preparadas com maior antecedência e eu não fico me estressando com o que vou fazer. Eu cozinho quase todos os dias, além de ser mais econômico, é sempre mais saudável.


Limpeza da casa -
Este é um item que ganhou destaque na vida de toda a gente depois da pandemia.Passamos a limpar, tudo e mais alguma coisa. A limpeza se tornou mais um item de estresse, de preocupação. A ideia aqui é que limpemos sim, mas sem deixar que isso consuma todo o nosso tempo. 

Quando se trabalha em casa e não se tem uma diarista ou ela está também dispensada, vamos ter que ir nos virando. Organizar a limpeza por partes, gera menos estresse. Não dá para querer fazer tudo num único dia.

Minha experiência:
Vou buscando fazer todo dia alguma coisa, que seja essencial. Deixo algumas tarefas para o fim de semana. Divido, essas tarefas com meu marido, que também trabalha em casa, pois senão eu ia acabar não conseguindo trabalhar, para poder limpar, lavar e arrumar. Precisei estabelecer quais eram as minhas prioridades. Ainda assim, tenho passado mais pano na casa do que antes. Vou me controlando (risos!).
Colocar uma música e cantar junto enquanto limpa/arruma pode ajudar. Bem como ouvir um podcast, uma palestra do youtube ou uma live. A minha psicoterapeuta dizia, que limpar a casa pode ser uma meditação, bem como cozinhar. Depois de anos, passei a concordar, ainda tenho dificuldade com essa meditação (risos!).

Noticiário da TV e notícias em geral das redes sociais-
Uma das coisas mais importantes para quem busca manter o equilíbrio nesses dias, é conseguir não estar ligado 24 horas no noticiário em geral, seja ele a televisão ou as redes sociais.
Não é ficar alienado ou em negação da realidade.

É MUITO IMPORTANTE conseguir estabelecer limites internos do que ver, quando ver e como ver. Você pode notar que os jornais, repetem as mesmas notícias de manhã, de tarde e a noite. Se calhar, de madrugada. Imagine, se seria possível conseguir trabalhar e ficar vendo TV junto ou recebendo atualizações, vídeos no whatsapp de todos os grupos. Certamente é enlouquecedor. Fazer escolhas neste momento será crucial. Pondere sair de grupos de whatsapp polarizados e fique atento as fake news que passam por eles.Isto pode pode ajudar a manter o equilíbrio. Lembre-se, é por sua saúde emocional.

Minha experiência:
Defini algumas fontes de informação e me atualizo com elas duas vezes por dia. Faço parte de apenas dois grupos de whatsapp que são bastante nutritivos e trazem mensagens de otimismo e informações úteis e relevantes.
Tem funcionado e não estou nem um pouco alienada do que está a ocorrer.
Lembre-se é uma opção o que você escolhe assistir ou ver seja na TV ou celular(telemóvel).

Me conte como você tem criado sua rotina de trabalho.
Até amanhã! 



2 comentários:

Anônimo disse...

Vou tentar fazer alguma coisa do que disse, obrigada.

Elis Dias disse...

Obrigada por comentar! Experimente e depois conta aqui no blog o quer você fez.