quinta-feira, 2 de abril de 2020

A busca do equilíbrio na quarentena - Parte III

A busca do equilíbrio na pandemia
Dependendo da situação de cada um, muitas pessoas passaram a ter mais tempo em casa. Nos posts anteriores, falamos sobre como manter uma rotina para quem está a trabalhar em casa. Mas essa não é uma realidade de todos.

Tenho me apercebido que para algumas pessoas a empresa deu férias coletivas. Outras já são aposentadas ou o tipo de atividade que exerciam está no momento em suspenso, devido a quarentena.
 

Então, aproveitando este período, algumas pessoas têm relatado que possuem tempo a mais ou a menos. Isso depende da rotina com os filhos, por estarem aposentadas ou desempregadas. Com isso, a ansiedade e o temor quanto ao amanhã, tendem a tomar conta.

É natural que tenhamos receio do desconhecido e do futuro. Acredito que todos nós sintamos em maior ou menor grau este estranhamento. O que poderá fazer a diferença  será a forma de encararmos e buscarmos o enfrentamento desta situação, em diferentes níveis. Reforço que o apoio psicológico será fundamental. Tanto que muitos profissionais estão a colaborar em plataformas para atendimento voluntário no mundo todo. Se sentir que necessita de um suporte maior, não tenha vergonha. Procure ajuda de um psicólogo capacitado. Ele é o melhor profissional para apoiá-lo.
  
Uma grande mudança no mundo está em curso. Fazemos parte dela. Novas formas de viver e trabalhar vão se estabelecer após a pandemia.

Tenho escutado muito no meu trabalho as pessoas questionarem como ficarão as relações profissionais, formações e cursos acadêmicos. Estamos mudando no meio da mudança. Isto é, novas formas de trabalhar e de aprender estão sendo elaboradas enquanto passamos por esta experiência.

A resiliência para lidar com esse momento, é algo que vamos buscar desenvolver. Cito aqui Viktor Frankl no livro Em busca de sentido:

"Quando a circunstância é boa, 
devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos".

É um convite à nossa reflexão. 

O que podemos fazer neste período que esteja ao nosso alcance para buscarmos o nosso equilíbrio? 
Mais uma vez, isso é bastante pessoal.

O que podemos perceber é que quando nos ocupamos com certas atividades, a angústia diminuí sensivelmente e o tempo passa com maior rapidez. Podemos experimentar alguma dessas atividades: 

Dê uma faxina geral na casa

Como diz uma amiga minha, vista-se e prepare-se, o dia vai ser curto para a quantidade de coisas que descobrimos que tem para se limpar numa casa.

Arrume aqueles cantinhos da casa esquecidos

Sabe aquelas gavetas das quais fugimos? As caixas que têm de tudo um pouco? Armários que estão esquecidos há anos? Pode ser o momento ideal de reencontro com gratas e belas surpresas.

Organize suas  fotos

Temos milhares de fotos seja no celular, no computador. Talvez seja um bom momento para organizá-las e revisitar fotos antigas que estão em álbuns guardados há muito tempo, que já nem lembramos mais. 

Escreva num diário

Este é um momento que de tão único, pode nos suscitar a escrever, relatar e fazer uma espécie de diário. Quando escrevemos temos a oportunidade de nos conectarmos às nossas emoções. Pode ser muito libertador e um profundo encontro consigo mesmo. 

Leia mais livros

Para muitas pessoas pode ser o início de um reencontro com a leitura. Para outros apaixonados pelos livros, uma grande oportunidade de colocar em dia os muitos livros que estão a espera de serem lidos. O importante é não se cobrar de "ter que ler" um número muito grande de páginas. Recomendo por experiência própria que leia algo leve. Experimente os poemas, contos, poesias. Os livros infantis podem trazer muitas surpresas. Muitas editoras, tem liberado livros digitais 
gratuitamente, os chamados e-books. 

Telefone para pessoas que você não conversa há muito tempo

Imagine a surpresa e alegria de poder conversar com aquela pessoa querida, que muitas vezes não falamos, por conta do lufa-lufa do dia a dia. 

Aprenda a fazer uma receita nova

Experimente aquela receita que te deram, invente e reinvente. Muitas surpresas podem surgir a partir daí. 

Depois conte aqui no blog, o que você fez ou quais as suas estratégias para passar pela quarentena. 
Desejo muita paz no seu dia! 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece que o que se tem muito a fazer nessa pandemia e isolamento para uma dona de casa e reformada como eu. O seu blog trouxe muita coisa boa. A senhora está de parabéns.

Elis Dias disse...

Pois é verdade que sempre temos o que fazer numa casa, pois não?
Volte outras vezes! Fico muito feliz que tenha gostado do blog, que seja útil na sua vida!