terça-feira, 31 de março de 2020

A busca do equilíbrio na quarentena - Parte I

buscar o equilíbrio durante a quarentena
Como sabemos, muitas pessoas no mundo foram colocadas em quarentena. Da noite para o dia, passaram de trabalhadores que tinham uma rotina pré-estabelecida. Logo pela manhã, muito cedo, pegavam o seu carro ou transporte público, levavam os filhos para a escola e  saíam para trabalhar. Encontravam os colegas de trabalho, entravam e saíam de reuniões e tudo o mais inerente a rotina profissional e social.
Trabalhos que essencialmente exigiam contacto físico com o outro nas mais diferentes áreas de atuação, foram colocados para trabalhar em casa.
Muitas pessoas relatam que se sentem "perdidas". É verdade. É um novo momento que não sabemos quanto tempo irá perdurar. 

Se hoje podemos estar nessa condição e ainda manter o trabalho ou emprego, busquemos um estado de agradecimento enorme, como um amigo me disse. Pois as incertezas vão acometendo grande parte da população mundial. 
O que é certo e sabido é que vamos necessitar criar novas rotinas, novas formas de trabalhar e buscar ferramentas internas. Para muitos casos será necessário procurar por apoio psicológico, como tenho indicado para muitos dos meus clientes.
Como sabemos não existe um manual de instruções para o viver. 
Meu convite é que ao longo deste período busquemos encontrar caminhos para nos equilibrar, sem cobranças exageradas. Visto que já estarmos com uma sobrecarga emocional. 
Estou a partilhar o que faço, porque como muitos sabem, já trabalho há alguns anos em home office. Peço que adaptem estas ideias e partilhem outras que façam sentido para vocês. 
Busque criar e e manter uma rotina matinal
Para que a ansiedade não tome conta. Faça a sua refeição matinal (como de costume).
Minha experiência: Costumo fazer respirações profundas assim que acordo, inspiro e expiro, durante alguns minutos. 
Tenho uma rotina muito pessoal diária: de leitura, oração, meditação e escrita num caderno, que funciona como uma espécie de diário de crescimento interior. Para mim faz total sentido ser assim. 
Existem muitos apps gratuitos de meditação. Eu uso alguns: Insight Timer que têm áudios em português-pt e br, 5 minutos ou OMM - One moment meditation, entre outros. 
A verdade é que para uns vai funcionar outros não. Não é receita de bolo e até nas receitas de bolo, eu gosto de inventar o que muitas vezes não está na receita, dando aquele toque e você? 
O que gosto de dizer é, vai lá e experimenta criar a tua rotina matinal em tempos de quarentena, sem cobranças.
Pratique alguma atividade física
Pode ser dançar, se alongar, yoga, pilates, dança circular, exercícios funcionais, etc. Muitos canais no YouTube têm criado treinos, com muita gente partilhando. É só dar uma espreitada nas redes. Só não vale ficar parado. 
Minha experiência:  Eu gosto de misturar alongamentos (faço sempre), com pilates de solo e dançar. Acompanho alguns vídeos de dança circular da focalizadora e biblioterapeuta Cristiana Seixas e outros que vejo no YouTube. 
Cerca de 15 minutos já fazem uma diferença no seu bem-estar.
Esteja no momento presente
Parece estranho falar isso, mas muitas vezes tendemos a criar cenários internos que vão sendo alimentados e retroalimentados por situações que nunca vão acontecer. Também não temos como alterar o que passou, pensamentos do tipo "ah! se eu tivesse feito x ou y", não contribuem para um estado emocional equilibrado. Quando perceber que sua mente está a divagar, pare e respire profundamente, durante cerca de um minuto. Lembre-se: nós não temos como controlar a situação política mundial, a economia ou quando a pandemia irá acabar. Controlamos apenas as nossas reações mediante a situação.
Minha experiência: Há alguns anos, após minha realizar minha formação no Eneagrama e nas Constelações Familiares, comecei a praticar meditação com regularidade (assunto para um outro post), passei a usar o recurso de respirar profundamente. Costumo dividir esta prática com os meus clientes. É tão simples, que muitas pessoas perguntam: "Mas é só respirar?" Sim, respirar profundamente, sentindo o ar entrar pelo nariz, encher os pulmões e ver o abdômen se distender. A seguir, expirar pela boca soltando todo o ar. Isto acalma a alma.
Lembro que muitos especialistas da área da saúde utilizam esta ferramenta básica. Portanto, é mesmo um convite, experimentem e me contem como foi. 
Amanhã trarei aqui no blog, mais algumas formas de mantermos o nosso equilíbrio nesta fase. Se você puder, por favor e por amor fique em casa!
Como diz Thiago de Mello no poema "Faz escuro mas eu canto":
"Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria
amanhã é um novo dia" 







6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do que vi aqui, parabéns. Preciso muito manter meu equilíbrio.

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas! É fundamental criar uma rotina confortável para este momento novo que grande parte das pessoas estão vivenciando: o trabalho realizado em casa!
Bj

Elis Dias disse...

Muito obrigada pelo seu comentário! Fico feliz que tenha gostado. Manter o equilíbrio nestes tempos é o nosso grande desafio.

Elis Dias disse...

Obrigada pelo comentário. Este é um momento desafiador para todos nós e quanto mais confortável estivermos em nossa casa, acredito que melhor estaremos. Bjs

Adriana Oliveira disse...

Elis, querida! Que delícia, parece que estou a lhe ouvir, sua escrita é sonora! Obrigada!
Um beijo enorme!

Elis Dias disse...

Eu que agradeço Adriana, por vir aqui prestigiar o meu blog. Um beijo enorme pra ti também!