segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Quais São as Suas Mentiras?

Você já parou para refletir a respeito das mentiras que conta para si mesmo? Sim, isso mesmo MENTIRAS. Não estou a falar de Mitomania que é um distúrbio da personalidade de quem mente compulsivamente, que deve ser tratado como tal por profissional da área da Psiquiatria ou Psicologia. Estou a dizer de outro tipo de mentira, as que nem parecem que  são mentiras, pois são muito subtis(sutis) mas contamos para nós mesmos com pura convicção. A primeira reação pode ser, "eu não faço isso" " odeio mentiras" "sou sincero(a) com todo mundo" "sou direto(a)" "jamais minto para mim". Será mesmo? 
Numa análise bastante apurada e particular que cada um pode fazer em sua própria busca de crescimento pessoal, é bastante provável que se depare com suas mentiras. Elas podem ter surgido há tanto tempo que passaram a se tornar verdades que você conta pra si próprio e para o mundo, no intuito de se proteger. 
Mentimos pra nós o tempo inteiro, por exemplo,  adiantamos o relógio para não perder a hora, temos quase sempre uma opinião a nosso respeito que não coincide bem com a realidade, dizemo-nos sofredores, vítimas mas se aprofundarmos um bocadinho descobrimos que não é bem assim. Só que não vemos isso e dizemos aos quatro ventos que estamos com um problemão, que fomos injustiçados, etc. Admitir-se responsável por algo  que nos ocorre é muitas vezes doloroso.Por isso nos vitimizarmos com nossa realidade, é mais fácil. Não precisamos assumir responsabilidades, dá um alívio tremendo, a culpa é do mundo, do governo, de qualquer pessoa, menos sua. Não com isso que a pessoa deva se autochicotear, é mesmo "ASSUMIR RESPONSABILIDADE SOBRE A SUA VIDA!"
Muitas vezes fugimos de nós próprios, já não sabemos quem somos de verdade, esquecemos de nós, entramos em padrões repetitivos e assumimos que somos aquilo que achamos fracassado, desorganizado, perdido... 
Sabemos que o mundo passa por um período de mudança, de transição ou de crise, como cada um queira chamar, um período tão desafiador não apenas para Portugal e Espanha que são quem estão mais em evidência. Então há imensos casos de desemprego, só que muitas vezes não sempre que fique claro, algumas pessoas dizem mesmo desempregadas não quererem sair da sua cidade, de perto da minha família, ok? Mas e se surgir um trabalho? A pessoa diz, não poderei ir... Então será que estamos a mentir para nós? Precisamos ou não do emprego? Vai ter que se sacrificar um bocadinho? De certeza... Mas estamos a agir  com a verdade, preciso do emprego e vou ter de sair da minha zona de conforto, mesmo que seja temporariamente.
Quando sabemos que estamos mentindo para nós? Há um desemprego crescente, empresas a fecharem as portas, falências, corte de pessoal, etc. Mas há algumas oportunidade de emprego sim. Pode não ser aquele "emprego dos sonhos" e claro não é igual para toda a gente e estou apenas a exemplificar o que pode ocorrer. Cada caso é específico, temos que nos analisar e refletir se estamos mentindo para nós próprios. 
A pessoa diz estou desempregada há um ano e não arrumo nada! Daí você questiona a pessoa o que tem feito para conseguir uma colocação? Já mandei currículos e nunca obtive nenhuma resposta... Há quanto tempo enviou? Daí a pessoa diz, envio toda semana ou deixei de enviar por não obter resposta... Tem ido ao Centro de Emprego? Já foi em alguma agência de empregos? Fui há muito tempo ou sequer está cadastrado no Centro de Empregos... Então você pode se perguntar, você já fez TUDO o que está ao seu alcance para conseguir um trabalho? A pessoa pode dizer, sim, mas lá no íntimo sabe que não. 
Onde está a mentira? A pessoa pode não estar procurando ativamente. Pode estar com medo de ser rejeitada em algum processo seletivo, pode considerar que já é "velha" para participar de uma seleção, pode estar com medo de enfrentar um mercado de trabalho, pode não se achar autoconfiante, pode achar que o salário oferecido por uma determinada atividade é muito pouco, que merece mais... 
Estas mentiras sempre vem acompanhadas de excelentes justificativas, preste atenção em você mesmo. 
Há situações em que a pessoa pode dizer que está desesperada e você pode apontar possíveis soluções, que demandarão mudanças da parte dela, muitas vezes nada fáceis, mas importantes no processo de crescimento. A pessoa pode passar a te odiar com o que você apontou, não mais falar com você pois diz que você não quer ajudá-la, quando em verdade, o que mais se está a fazer é ajudá-la.
Muitas vezes apontar pontos que a pessoa não quer ver, é a maior ajuda que se pode fazer por alguém. Não estou aqui a negar uma ajuda ao próximo, mas mostrar a pessoa onde ela está a errar é uma atitude assertiva, honesta e verdadeira. Dependerá apenas dela a mudança.
Olhe pra você com honestidade, admita que mente pra si próprio em primeiro lugar, se está em busca do seu autodesenvolvimento, terá de cavar dentro de si, analisar-se,  para trazer à tona o que está escondido no seu mais íntimo inconsciente, poder ser mais verdadeiro possível consigo próprio e mais feliz. 

2 comentários:

José Bernardo disse...

O que é a mentira? Simplesmente a verdade disfarçada!

Elis Dias disse...

Lembra que a mentira é uma ilusão.