terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dica de Livro: A Geografia da Felicidade

Amo livros, filmes e pessoas que falem sobre o tema: FELICIDADE e adoro partilhar sobre esse tema aqui no blog. Acredito que quase todas as pessoas também. O que ocorre é que muitas vezes estamos distraídos quanto à esse tema. Nos perdemos de nosso SER verdadeiro e quando vemos estamos irritados, mal dispostos, agitados, nervosos, ansiosos a maior parte do nosso tempo. Não estou a dizer aqui que não podemos sentir irritação, nervosismo, ansiedade. A questão é se a pessoa passa a sentir isso a maior parte do tempo, é claro que ela não fica bem com ela própria. Não são estados mentais naturais. Natural é sermos FELIZES. Sim felizes apesar das adversidades, dos problemas, da crise, de todas as coisas boas e menos boas que nos ocorrem. Se você muda seu estado de espírito, seu ser verdadeiro porque algo externo lhe acontece, é importante perceber o que acontece de verdade. Quantas vezes dizemos, ah! o tempo está lindo, como particularmente hoje, que amanheceu um dia LINDO DE SOL e CÉU AZUL que amo muito(Tenho certeza que muitos leitores do blog também), mas se amanhã amanhecer um dia de chuva, com relâmpagos e trovões, não devo mudar meu estado de espírito por isso e ficar amarfanhada, a gritar com os outros ou tratá-los mal por conta disso. Quem tem que mudar é o tempo e não nós. Será que conseguimos?Pois em verdade não é por causa do tempo que muda-se o estado de espírito, não completamente. A pessoa deverá investigar consigo própria o que causa sua mudança de comportamento, seu estado mental de positivo, para negativo, de feliz, contente, para triste e acabrunhado. Sim há o que ser investigado se realmente se quer mudar e ser mais feliz. A vida não é uma linha reta, ninguém é feliz 24 horas por dia, 7 dias por semana. Somos afetados pelos acontecimentos, o que não  devemos é nos entregarmos a estes acontecimentos com fatalismo, vitimização e autocomiseração. 
Aproveito para recomendar o fantástico livro A Geografia da Felicidade de Eric Weiner, que é um jornalista que passou um ano a viajar por diversos países onde procurou descobrir os ingredientes que são associados ao contentamento. Ele derruba diversos mitos como a ausência de sol, de dinheiro ou de praia não impede que algumas pessoas tenham a experiência da felicidade. O exemplo máximo é o Butão que apesar de paupérrimo é o país mais feliz do mundo.
Fica a pergunta, qual será o segredo para nos tornarmos mais felizes e contentes? Deixo a dica de livro para ajudá-lo nessa resposta.

Nenhum comentário: