quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Princípio 90/10

Mais uma vez volto com o tema" assuma responsabilidade pela sua vida", pois este tema é transversal se quisermos crescer e nos desenvolvermos. Quantas vezes dizemos que o nosso dia foi estragado porque alguém nos aborreceu, mas fomos nós quem demos o poder ao outro, entramos literalmente na energia da pessoa. Não deixe seu dia ser "estragado" por nada. Não vale a pena.Chamaria esse texto de Leia de Ação e Reação. É perfeito.
Partilho a excelente história do Stephen Covey autor do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes(ele era um excelente exemplo desses hábitos, morreu este ano e deixou-nos muitos aprendizados).

O Princípio 90/10
De acordo com Stephen Covey, 10% da vida estão relacionados com o que se passa connosco e não temos controle sobre eles, já 90% com a forma como reagimos aos factos que vão determinar suas conclusões.
O que isso quer dizer? Realmente, não podemos evitar que o carro enguice, um avião atrase, um semáforo fique vermelho, etc. Isso representa 10% do que nos sucede. Os restantes 90% serão determinados com nossas reações.
Exemplo: Você esta tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara(chávena), deixa cair café na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto, mas terá sobre o que acontecerá em seguida.
Você se irrita, repreende severamente sua filha, ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara(chávena) muito na beirada da mesa e daí, tem o prosseguimento de uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai trocar a camisa e voltando, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus(autocarro) para a escola. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada e você tem que levar sua filha de carro para a escola. Como esta atrasado, dirige em alta velocidade é barrado por um guarda de trânsito e multado após 15 minutos de discussão. Deixa sua filha na escola, que desce sem se despedir de você e ao chegar ao escritório, percebe que esqueceu de sua maleta. 
Seu dia começou mal e ansioso para terminar o dia, é recebido friamente e em silêncio pela sua esposa e filha, ao chegar em casa.
Por quê seu dia foi tão ruim?
1. Por causa do café?
2. Por causa de sua filha?
3. Por causa de sua esposa?
4. Por causa da multa de trânsito?
5. Por sua causa?
A resposta correta é a de número 5, pois o factor determinante foi a ausência de controle sobre o acontecido.
De outra forma:
O café cai em sua camisa. Sua filha chora e você diz gentilmente a ela: "Está bem querida, você só precisa ter mais cuidado".
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus(autocarro). Dá um sorriso e ela retribui dando adeus com a mão.
Notou a diferença?
Duas situações iguais com finais opostos. Portanto se alguém fizer um comentário negativo, procure não levar a sério, evitando assim ser afectado e tirando sua energia.
Autor: Stephen Covey
Enviada por: Edeli Arnaldi



Nenhum comentário: