domingo, 2 de setembro de 2012

Você tem Síndrome de "Gabriela"?

Quando falamos em Síndrome vem logo a mente uma doença incurável, com sintomas e sequelas. Sim é verdade, não menos perigosa é a Síndrome de Gabriela nome dado à todos aqueles que como na música tema da telenovela brasileira que fez sucesso nos anos 70 e que agora está com nova roupagem e atriz a interpretar Gabriela. Foi um sucesso de público cá em Portugal e deve ser novamente quando aqui chegar, o que está programado para breve. A música tema de Gabriela  cantada pela cantora brasileira Gal Costa não deixa dúvidas para o que é sofrer da Síndrome que leva  seu nome" eu nasci assim, eu cresci assim , eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela, sempre Gabriela..."
Síndrome de Gabriela ou Inflexibilidade Crónica é a mesma coisa...
Quantas vezes ao longo de nossas vidas ouvimos ou até dizemos "eu não vou mudar meu jeito, minha forma de ser, quem quiser que goste de mim como eu sou. Quanta intransigência interior. 
Já ouvi pessoas a dizerem se eu mudar, as pessoas deixam de me respeitar, ou se eu mudar estou a fazer o que os outros querem e não a minha vontade. Daí eu questiono, a sua vontade é de continuar a ser alguém que nunca está bem consigo próprio, que no trabalho se relaciona  mal com toda a gente? Que na sua vida pessoal tem sempre questões das quais lá no seu íntimo adoraria se livrar mas ainda não bem como? Continuar a ser inflexível trará algum bem? Se sim, ok, nem precisa pensar mais. Vá e continue com a vida do jeito que sempre a levou e terá as mesmas respostas de sempre e poderá a continuar a dizer "sou infeliz",  "a vida foi injusta comigo", " não sei viver", "não sei o que estou a fazer neste planeta", "nasci no lugar errado", "na família errada", em resumo ouve um erro do Universo, Deus, Providência(como cada um queira chamar) e a pessoa "caiu aqui na Terra". Acha mesmo? Será que não há um dedo de autoresponsabilização nesse processo? Tudo é externo e a pessoa "coitadinha" é apenas uma "vítima" que está a ser "obrigada" a ser assim... "sempre assim"...
Observe se você diz frases típicas de quem sofre de Síndrome de Gabriela, "vou fazer assim pois sempre fiz assim e deu certo", "sim, obrigado o que você está a me mostrar ou dizer(seja lá o que for) é bom mas, prefiro fazer do jeito meu jeito...", "sinto muito sou assim mesmo".
Há que se amadurecer, crescer, se tornar mais aberto ao novo, FLEXÍVEL,  e realmente querer MUDAR, PARA CRESCER E EVOLUIR, nosso grande objectivo nessa vida.
Bora MUDAR! Ninguém disse que é fácil, mas é possível, basta querer e trabalhar para isso.

Nenhum comentário: