sábado, 1 de setembro de 2012

Visão Positiva do Futuro

Já calhou de em algum momento da sua vida você perder a esperança no dia de amanhã? Já deixou de pensar que não valia a pena fazer planos, projectos, ter sonhos pois ninguém sabe o que vai acontecer? Acredito que quase toda a gente já deve ter passado por algum momento assim na vida. A questão começa a ficar preocupante quando este sentimento passa a fazer parte da sua vida diária. Tudo fica cinzento, triste, melancólico. Começa-se a fazer uma análise do que poderia ter acontecido se... ora mas se isso tivesse sido feito assim ou assado e entra-se numa espiral descendente de tristeza, depressão e não podemos prever o que daí poderá ocorrer. 
Muitos poderão dizer ora, mas não se pode ficar triste? Ter melancolia? SIM. Podemos. Ninguém passa por essa vida sem ter problemas, dores, provas mesmo, a questão é como passamos por isso? Será que devemos desprezar as oportunidades de termos uma vida mais alegre, com contentamento e aproveitar os momentos de felicidade. Afinal "destruí" minha vida por tal situação que ocorreu... Por pior que ela tenha sido, é passível de ser superada. Lembremos depende única e exclusivamente a decisão de optar por sermos mais felizes. Todos os seres humanos são ricos em recursos interiores, basta acioná-los que eles irão despertar e fazer a pessoa fluir.
Lembrei-me de Victor Frankl, médico psiquiatra que esteve preso na 2ª Guerra Mundial em  Auschwitz e que teve sua esposa grávida, pais e o irmão mortos no Campo de Concentração nazista. Mas ele sobreviveu e foi o criador da Logoterapia.
O livro  Em busca de Sentido de sua autoria merece um post e falarei sobre ele no blog. Pra já deixo este vídeo que deve ser ouvido diversas vezes para que possamos entender a importância de termos uma visão positiva do nosso futuro.

Nenhum comentário: