sábado, 11 de agosto de 2012

O Que Tens Feito Para Estimular Sua Criatividade e Descontrair?

Imagem de arquivo pessoal (Monstro com design da amiga Lu "Baleia")
O que tens feito para estimular sua criatividade e descontrair ou relaxar? Sim nossa mente precisa de momentos de relaxamento e descontração para pensar com criatividade sobre os vários aspectos da nossa vida. 
Muitas vezes estamos de "cara fechada" perante os acontecimentos da vida, sejam eles bons ou menos bons. Li recentemente que a "crise económica" que tem afetado o mundo, mas mais precisamente a Europa e não menos Portugal tem feito com que as pessoas sorriam menos. Sim o sorriso aberto, largo, verdadeiro tem sido ofuscado, segundo estudo realizado por Freitas-Magalhães investigador da Universidade Fernando Pessoa como podemos ler no artigo "Sorriso tem efeito terapêutico na depressão" segue o link: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=238822
Se você sorri menos, é possível que não ande descontraído e com certeza as preocupações apenas aumentem. Muitas pessoas podem dizer,  sorrir não paga contas, não me faz conseguir um emprego, etc. É verdade, só que quando estamos relaxados, encaramos os factos menos bons de uma outra forma, somos mais optimistas e menos fatalistas.
Já aconteceu de se observar quando está para baixo, desmotivado, sem energia e ao fazer algo relaxante, de que gosta muito, como por exemplo ouvir uma música de que aprecie e começar a cantarolá-la, aquela tristeza se dissipar? Ou lembrar de algo engraçado que o faça sorrir, os problemas amenizaram? Os problemas não deixaram de existir, só descontraímos e mudamos a "sintonia". Se ainda não experimentou, faça isso e verá a mudança ocorrer de certeza.
Cada um encontra sua forma de relaxar, pode ser pela música, pela pintura, atividade física, levar seu animal de estimação para passear, encontrar com um amigo, ficar sozinho, fazer um vídeo engraçado, meditar, orar, caminhar, ver o mar, representar um personagem, apreciar a chuva, ler um livro, cada um encontra mesmo sua forma de relaxar e se ainda não descobriu a sua forma de relaxar comece já, não adie esse encontro consigo próprio. 
Eu amo cantar para relaxar (não sou cantora profissional,  até já fiz parte de um coro musical, mas estou mais para cantora de chuveiro como dizemos no Brasil - risos!) mas tenho uma seleção de músicas que fazem parte da minha banda sonora da alegria (trilha sonora) estimulante. É uma das formas que tenho para estimular minha criatividade. Com isso as ideias ficam melhores, os pensamentos fluem, as respostas para as dúvidas vêm, se nos permitirmos estar abertos para isso. Faça um teste e depois me conte. 
A Mafalda do Blog Manual da Felicidade escreveu um post interessante sobre esse tema que convido os leitores a lerem http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2012/07/sugestao-da-semana-27-sua-banda-sonora.html
Bora botar a criatividade para funcionar e sermos mais felizes.
Partilho uma das músicas que AMO e adoro cantar para relaxar. 
Aquarela - de Toquinho e Vinicius de Moraes

Um comentário:

Paula Alexandrisky disse...

AMEI! Lindo texto, amiga!
Sabe que um dia depois da evangelização no GEYP (Brasil), quando íamos fazer a prece final, a Stella, na época com 4 anos, pediu para fazer a prece e cantou esta música. Foi uma emoção indescritível!!!! Compartilho com vocês.