quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Lições de Coaching com os Atletas Olímpicos

Sempre amei assistir aos Jogos Olímpicos, acho fantástico a forma com que os  atletas do mundo todo se empenham por se prepararem física e emocionalmente para este evento que decorre desde tempos imemoriais da Grécia Antiga.
Não se trata de se preparar apenas para as Olimpíadas que decorrem de 4 em 4 anos. Há as competições menores, os eventos regionais, enfim, tudo isso que já sabemos que decorre antes de um grande evento. O que quero abordar aqui são as lições que se pode aprender com os atletas olímpicos e que se assemelham com o processo de coaching.
Foco - O atleta olímpico trabalha com foco, em busca de uma meta. Saber o que quer e  para onde vai.Tem um objetivo em mente. Está a trabalhar para o pódium, pensa grande, seu treinador que é um Coach Esportivo puxará por ele. Se não tiver uma meta ambiciosa dificilmente se motivará. Ouvi uma atleta portuguesa de corrida de rua dizer: Minha meta era estar entre os 16 primeiros, não objetivava o 1º lugar, era sua primeira competição olímpica, chegou em 10º lugar. Foi uma meta ambiciosa e superou, EXCELENTE! 
Melhorar continuamente - Buscar sempre se aperfeiçoar, buscar o seu melhor, se transformar verdadeiramente de dentro para fora. Estar sempre pronto a aprender, nunca se dar por acomodado.
Aprender a lidar com a derrota e com a vitória - Saber lidar com a derrota é algo que mexe com todos nós. Visto que de modo geral somos cobrados para termos uma postura de estar "sempre bem", "ganhar", "vencer", só que nada é eterno nem a vitória, nem a derrota. Usar a inteligência emocional é a grande sacada para lidar com a derrota.
Celebrar - Celebre cada conquista. Mesmo que seja um pequeno passo, é muito importante celebrar, vibrar, é pura energia positiva. 
Deixo a imagem que mais me emocionou até agora, o atleta dominicano Félix Sanchez que chorou copiosamente ao vencer a prova de corrida com barreiras. Ele passa uma emoção, uma alegria com seu choro sincero, ele diz que sentiu a presença da avó ( falecida na última olimpíada)na chuva que caía ao final da competição.

8 comentários:

Paula Alexandrisky disse...

Muito bom o texto, Elis! Como sempre. Beijão

Ana Bühring disse...

Também fico muito emocionada e motivada com esse exemplo de superação. Penso que todos nós diariamente concorremos olimpíadas mas a da vida. Concordo com você que no dia a dia precisamos desses tópicos que você citou muito bem. Parabéns!

Rafael Lopes disse...

Muito bom. A história de Félix Sánchez pode ser usada para inspirar muita muita gente...

Rafael Lopes disse...

Muito bom. A história de Félix Sánchez pode ser usada para inspirar muita muita gente. Devia mesmo ser usada porque ensina características do que deve ser um campeão na vida (porque não há só campeões no desporto).

Elis Dias disse...

Pois é Rafael está história nos inspira, nos motiva e nos faz olhar para nossa vida pois podemos ser campeões em muitas áreas da nossa vida se assim desejarmos. GRATIDÃO pelo teu comentário.

Elis Dias disse...

Obrigada Paula!

Elis Dias disse...

Obrigada Paula!

Elis Dias disse...

As Olimpíadas da Vida com todos os seus obstáculos é que nos faz crescer, evoluir. Obrigada Ana!