quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dica de Livro: Em Busca da Perfeição

O Livro "Em busca da Perfeição" que tem como subtítulo "Não queira ser perfeito e tenha uma vida mais produtiva e feliz" de Tal Ben-Shahar chamou-me a atenção desde que bati o olho, a leitura é cheia de pontos que me tocam em profundidade. O autor conta-nos sua experiência e vivência em busca de ser "perfeito" de JAMAIS falhar, de não errar(como se isso fosse possível para alguém na Terra).
Para o Perfeccionista sua jornada deve ser perfeita, sem sobressaltos, sem falhanços e como é inevitável que aconteçam coisas que não esperavam vem a frustração, ninguém quer errar, tropeçar, cometer erros, voltar e começar tudo de novo, só que faz parte de nossa jornada.
O autor chama de Optimalista aquele que aceita o fracasso como uma parte inevitável dessa nossa caminhada que é sinuosa, que há desvios ao longo do caminho. A palavra mágica do Optimalista é aceitação da realidade e o feedback que pode receber com a experiência, não quer fracassar mas se ocorre, "digere" o fracasso como uma experiência, aprende com o que o travou  e depois tenta com mais vontade. O Optimalista nunca desiste de tentar, não fica paralisado pelo medo de fracassar, ele age e de facto aumenta sua hipótese de atingir o objectivo a que se propõe. 
O livro traz ainda exercícios e meditações sobre o tema e a reflexão maior: Você quer que sua vida seja perfeita ou apenas quer ser mais feliz? 
Quantas vezes somos impelidos por nós mesmos de fazermos algo por considerarmos que "não está perfeito", "não sou bom o suficiente nisso", "ainda não estou pronto".
Simplesmente faça.

Nenhum comentário: