sexta-feira, 13 de julho de 2012

Assuma Suas Vulnerabilidades - Ninguém é Perfeito!

Você já se pegou a olhar suas vulnerabilidades? Gosta de se mostrar uma pessoa forte, sem problemas? Não estou a falar de ser a vítima das circunstâncias, a coitadinha. Estou a dizer enfrentar suas fraquezas, sim todos temos. Eu me encaixei quando li sobre o tema e vi os vídeos de Brené Brown, uma assistente social do Texas, Estado Unidos, acostumada a trabalhar com as vulnerabilidades humanas em seu campo de trabalho. Ela própria iniciou uma pesquisa quando se viu metida no tema VULNERABILIDADE. O tema de sua pesquisas rondou porque algumas pessoas mesmo com machucados emocionais, tinham a capacidade de enfrentar certas situações com dignidade? Que capacidade tinham certas pessoas que mesmo quando vinha a público que não eram a "cereja do bolo" que possuíam defeitos e limites, não desmoronavam? Que qualidade era essa que essas pessoas possuíam?
 Quem nunca passou por um episódio vergonhoso e em seguida tentou encobrir com suas qualidades superiores? Criamos logo nossas proteções, nossas capas, máscaras ou seja lá o nome que queiramos dar. Como não cair em prantos após uma crítica? O que faz? Seus valores. Aquilo que ninguém pode tirar dela, nem de mim, nem de você. 
Suas conclusões após essa longa pesquisa de seis anos é que poderá ajudar pessoas que vivem enfiadas em pensamentos e sentimentos negativos e até depressão a saírem desse estado mental. Seu objectivo é ser solidária e dar uma força à quem precisa de uma mão para se levantar.
Admitir suas imperfeições é um grande passo, confiança, humilde, admitindo que sim errou, caiu, levantou e está tocando o barco. Não é um super homem ou super mulher que resolve tudo, que enfrenta a tudo e não precisa de ninguém. É possível que a gente caia, erre, magoe outras pessoas, nos magoe, mas podemos ter o sentimento de que NÃO TEMOS O CONTROLE DE TUDO, O TEMPO TODO! Que alívio.
Recomendo que assistam aos dois vídeos de Brené Brown no TED e preparem-se pois é de uma emoção e reflexão enormes. 
Sou feliz em admitir, não sou perfeita, ainda bem, afinal tenho muito o que trabalhar aqui comigo ainda. VIVA! 
Vídeo 1



Vídeo 2

Nenhum comentário: