sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dinâmicas de Grupo O Que Você Precisa Saber

Falar sobre dinâmicas de grupo em processos de seleção é um assunto que por si só rende muitos questionamentos positivos e em grande parte negativos. Seja porque quem está a conduzir muitas vezes sequer tem a noção exata do porque escolheu aquela dinâmica, seja porque realmente utiliza dinâmicas de grupo que não fazem sentido algum e com isso o uso das dinâmicas de grupo acabou banalizado e um gerador de medo nos candidatos..
A primeira pergunta que muitos candidatos se fazem é o que é que o selecionador quer avaliar numa dinâmica de grupo? Pode ser a integração, iniciativa, relacionamento interpessoal, persuasão, liderança, motivação, criatividade, entre outras habilidades conforme o perfil da vaga.
Não é apenas uma dinâmica de grupo que avalia se o candidato está apto ou não para ocupar uma vaga numa empresa. É mais complexo que isso.
Se bem conduzida a dinâmica de grupo gera nas pessoas descontração e aí entra o elemento que irá fazer a diferença, a pessoa(o candidato) se mostra realmente como ele é.
O que é importante saber numa dinâmica de grupo que você estará sendo avaliado, então seja natural. Demonstre iniciativa e mostre suas habilidades, não tenha vergonha de numa dinâmica de "quebra gelo"(aquelas que usamos para aquecer) falar um pouco de você, mas lembre-se "SEJA OBJETIVO" nada de ficar contando a história da sua vida desde que entrou no infantário. Pode ser que tenha que fazer uma breve apresentação de quem você é, do que gosta, suas expectativas, lembre-se "venda seu peixe" sem ser arrogante. Treine antes, estude seu currículo, se conheça pois você poderá falar com propriedade sem se alongar.
Não queira ser o centro das atenções durante a dinâmica. Mostrar iniciativa não significa não deixar os outros candidatos falarem. 
Lembre-se de que não é uma competição onde se deve eliminar os outros candidatos.
Jamais assuma um papel diferente do que você é na realidade, pois caso seja o contratado você será desmascarado.
Demonstre flexibilidade na sua forma de agir e de pensar. Cuidado com opiniões exageradas pense antes de falar.
Não se mostre resistente as atividades cruzando os braços ou a reclamar baixinho, isto está sendo observado. Demonstre entusiasmo.
Sabemos infelizmente que algumas empresas exageram e acabam por colocar os candidatos em situações vexatórias. O que a pessoa poderá fazer? Se você perceber que a dinâmica de grupo não faz sentido algum, é humilhante. Levante-se e vá embora.
As empresas sérias planejam as dinâmicas que serão aplicadas antecipadamente, têm sempre um observador além do dinamizador na sala. Explica-se ao candidato a dinâmica. Pode até não dizer qual o objetivo claro da dinâmica mas o candidato percebe e participa naturalmente. Lembre-se você está sendo avaliado pelo seu desempenho e potencial para aquela oportunidade. Caso não seja o escolhido, não é o fim da sua vida. É uma experiência apenas, mais uma de muitas. 
Mostre o seu melhor e muito sucesso!

Nenhum comentário: