domingo, 21 de fevereiro de 2010

A POLÊMICA DAS REDES SOCIAIS(ORKUT, FACEBOOK, MY SPACE, TWITTER)

Todo cuidado é pouco para quem participa de redes sociais como Orkut, Facebook, Myspace, Twitter, vídeos colocados no Youtube, Flickr etc.
Mas o que isso tem a ver com o lado profissional?
Tudo. Estamos numa nova era onde todas as informações estão em rede. Se a pessoa falar mal da empresa, do gestor, dos colegas de trabalho, pode sofrer severas punições, chegando a casos extremos como uma demissão por justa causa, no Brasil um funcionário de uma empresa de transportes criou uma comunidade no Orkut hostilizando a empresa e os colegas. Foi demitido e já perdeu a ação judicial duas vezes...
Nos Estados Unidos, uma professora teve sua aposentadoria antecipada por ter sido vista nua no Flickr, ela alegou que eram fotos de arte.
Aqui em Portugal o assunto afetou a maior empresa do país, a companhia aérea TAP, alguns pilotos foram convocados a fazerem um curso sobre Ética, após falarem sobre assuntos da empresa no Facebook. Foi um assunto comentado em todos os jornais.
A pessoa que faz parte de uma rede social deve ter consciência que passa a ter uma imagem pública.
Muitas organizações hoje fazem pesquisas sobre o perfil dos candidatos em redes sociais . Algumas pessoas podem dizer que isto é um critério injusto, é uma decisão do empregador e não há muito o que fazer.
Enquanto profissionais de Recursos Humanos temos que estar atentos para não tirarmos conclusões precipitadas. Se o candidato por exemplo faz parte de uma comunidade "Odeio acordar cedo" não significa que chegará atrasado para trabalhar.
A entrevista, o currículo continuam sendo analisados, ou seja, o processo seletivo deve decorrer normalmente.
Antes de colocar um vídeo no Youtube, colocar aquela foto tão pessoal ou encaminhar para algum colega informações confidenciais sobre e empresa, pense duas vezes, sua imagem pode estar em jogo. Não dá para descuidar.
Como diz a música de Jorge Ben Jor " Prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém"

O monitoramento do uso da internet durante o expediente pelo empregador é uma prática legal, desde que seja de conhecimento dos funcionários. (Folha Online)

Um comentário:

Eveline Carvalho Cunha disse...

Muito oportuna a sua publicação. Até que ponto devemos "expor" a nossa vida nas redes sociais e por que acreditamos que podemos dizer tudo! nestes espaços? Somos monitorizados por todos os lados!Nossas simples publicações podem ter consequências graves quando dizem respeito a garantia do nosso emprego. Uma mulher que estava em baixa médica com depressão perdeu o direito ao subsídio (referente a um salário) por ter postado fotos em uma festa. Ela alegou que foi a festa por recomendações médicas. Mas mesmo assim negaram-lhe a baixa. Muita atenção pessoal!