quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Dia do Leitor - 07 de janeiro


Foto arquivo pessoal - Biblioteca Municipal do Porto
Há mais de 90 anos, no dia 07 de janeiro (desde 1928), celebra-se o Dia do Leitor, um dia criado para homenagear a todos os apaixonados pelos livros e pela literatura. Esta data foi criada no Ceará (estado do Brasil), por um poeta e jornalista chamado Demócrito Costa. 
Incentivar o hábito da leitura desde a mais tenra infância, é uma forma de investir no futuro de um ser humano. O hábito da leitura é aprendido, ao longo de anos e deve ser incentivado. Quando desenvolve-se este hábito, um universo de possibilidades é aberto para o leitor. 
Ler não deve jamais ser uma obrigação e sim um prazer enorme. Para tal, é preciso, despertar o olhar e os sentidos dos nossos pequeninos leitores com livros que lhes façam ser estimulados a quererem mais. Mesmo um bebê pode manusear um livro próprio para sua idade, os pais, cuidadores, educadores poderão ler para os maiores e levar os pequenos leitores ao prazer da leitura.
Quantos são os adultos que em minha prática profissional me dizem que "precisam voltar a ler" pois só o fazem por obrigação, porque o "trabalho exige, leituras técnicas" "que já faz anos que deixaram de ler livros com o prazer que liam" ou outros dizem ainda que desejam ter como meta em 2021 ler mais. Desejos e metas de leitura para 2021. 
Então caro leitor deste blog eu pergunto à você, você tem lido mais desde que começou a pandemia? O que você tem lido? Você tem algum estilo de livro favorito? Está retomando as leituras neste início de 2021?
Conta aqui nos comentários, vou adorar saber. 







Nenhum comentário: