domingo, 29 de março de 2020

Tempos de mudanças!

O ano de 2020 certamente ficará para sempre marcado em nossas vidas. A pandemia do coronavírus ou COVID 19, que está a alterar a vida no nosso planeta em todas as dimensões possíveis e imagináveis. 
Tudo o que tínhamos como "certo" ou "garantido" nas diferentes áreas mudou, em menos de um mês. Com isso, ocorreu uma avalanche de mudanças em todos os âmbitos - emocional, social, profissional, familiar e muito mais. 
Uma situação desta proporção exige de todos nós muita resiliência, força interior, serenidade e esperança, para podermos lidar com tantas coisas juntas e misturadas. 
O questionamento de como será o futuro, é algo que certamente tem permeado todos nós. Não sabemos nada ainda. O que é certo e está ao nosso alcance é que podemos aproveitar este período para direcionar nossa energia de forma a buscarmos força interior e alternativas para lidar com o que se passa em nós, com os nossos e com o mundo. 
Pensar no que temos no momento presente, sem criar cenários imaginativos que podem nunca acontecer. Afinal, a nossa mente adora criar cenários assombrosos. 
O tempo que perdemos em pensar nos piores cenários, podemos canalizar para o momento presente e de forma realista-otimista, trabalhando para criar um futuro desejável.
Quanto mais nos inundamos com o noticiário vigente da TV e das redes sociais mais mergulhamos no pessimismo como algo certo para as nossas vidas. Não é criar uma "bolha de fantasia" onde a realidade é negada. Mas não precisamos chafurdar no que está a ocorrer com tamanha intensidade, a ponto de nos deixar paralisados. É importante criar limites para o que vemos e ouvimos e assim manter a sanidade mental nestes tempos. 
O período de isolamento social que nos foi imposto, é certamente um convite a reflexão. É hora de meditar e voltarmo-nos para dentro, para o nosso "eu" interior.Buscando o que de fato ele necessita, o que ele talvez venha clamando há muito tempo. Mas por causa da nossa vida extremamente "ocupada". não temos tempo para olhar.
O que este "eu interior" vai nos dizer é muito pessoal, mas também bastante oportuno escutarmos. Afinal, o que estamos a viver é uma grande oportunidade de mudança em todos os níveis. 
Temos visto que a solidariedade em todo o planeta se intensificou, que ações positivas têm tomado conta de muitas pessoas. Vemos diariamente partilhas de todas as formas: música, arte, poesia, lives, vídeos, movimentos de solidariedade em prol daqueles com menos recursos e tantas outras ações que vieram para ficar. 
Portanto, há de fato uma mudança em curso no mundo e estamos inseridos nela, quer queiramos ou não.
Não há fórmula mágica para o viver. Não tenho a pretensão de ter respostas prontas, porque na verdade ninguém tem, muito menos em tempos de mudanças. O que é certo é que podemos experimentar com este abanão tomar consciência que muitas vezes vivemos no piloto automático da vida. 
Deixo a seguir algumas reflexões que considero pertinentes e que podemos exercitar neste período. 
  • Que aspectos gostaria de trabalhar para desenvolver a minha personalidade? Algo que venho adiando e que sinto que chegou o momento.
  • Quais as áreas da minha vida, desejo rever, aproveitando esta quarentena? 
Você pode criar um compromisso consigo mesmo para fazer estas reflexões e criar pequenas ações. Escreva, num caderno ou numa folha criada para isso. Estabeleça pequenos passos, para não ficar se cobrando por mudanças repentinas que não são duradouras. Depois se quiser partilhe aqui no blog como foi a tua experiência, com estas reflexões e que ações conseguiste fazer.  
Se desejar aprofundar sobre este tema ou outro entre em contato para conversarmos. Poderemos usar o Eneagrama como ferramenta de apoio ao seu autoconhecimento e principalmente para lidar com o que estamos a viver. 

Nenhum comentário: