domingo, 1 de julho de 2018

Dia Mundial das Bibliotecas

Dia 1 de Julho celebra-se o Dia Mundial das Bibliotecas em todo o mundo. 
Este lugar tão plural, com toda diversidade de obras, de sonhos de possibilidades que os livros nos trazem. Desde criança que sempre foi dos meus lugares favoritos. 
Sempre que tenho a possibilidade de viajar adoro conhecer as bibliotecas das cidades que visito e me perder dentro delas. Aquele ambiente repleto de livros, o silêncio, as pessoas sussurrando, é de uma beleza única.
Portugal tem belíssimas bibliotecas como a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. Aqui em Matosinhos temos também a Biblioteca Florbela Espanca, bem como a Almeida Garret no Palácio de Cristal e muitas outras que vou conhecendo por aqui. 
Muitas têm sido as histórias que tenho descoberto sobre pessoas que têm criado bibliotecas, utilizando de uma enorme capacidade criativa como a Borrachalioteca de Sabará (uma cidade de Minas Gerais) que é uma borracharia (para os portugueses serviço de reparação de pneus) que empresta livros. Bem como o colombiano que criou em sua casa uma biblioteca para crianças com livro que encontrou no lixo.
Esta semana experimente fazer um passeio diferente, caso não conheça a biblioteca do seu bairro ou da sua cidade, vá até lá, entre, faça a sua inscrição, torne-se sócio, é gratuito, ou se inspire nos exemplos acima e crie a sua biblioteca.
 O mundo agradece. 

Nenhum comentário: